Reabilita o vestibular com realidade virtual na doença de Meniere

653 palavras 3 páginas
Reabilitação vestibular com realidade virtual na doença de Ménière


Larissa Lima
Luana Gomes
Lucas Azevedo
Sarah Fázzeri

INTRODUÇÃO



O objetivo do presente estudo é verificar o efeito de um programa de reabilitação do equilíbrio corporal com estímulos de realidade virtual em pacientes com doença de Ménière.



A doença de Ménièree ou hidropsia endolinfática, é determinada por zumbido, vertigem, perda ou diminuição auditiva, sensação de ouvido entupido.

O labirinto é um conjunto de arcos semicirculares que possuem líquidos em seu interior chamados de endolinfa. A movimentação destes líquidos é transformada em sinais elétricos que vão para o cérebro, onde eles são interpretados de forma a identificar nossa real posição no espaço.

Através desses sinais, o cérebro consegue saber se estamos parados, em movimento de aceleração ou desaceleração, subindo ou descendo, em linha reta ou fazendo curva, de lado, em pé, deitado, etc. Graças a correta interpretação dos dados obtidos através da movimentação da endolinfa é que conseguimos nos manter sempre em equilíbrio, mesmo de olhos fechados.



A reabilitação vestibular tem sido proposta para melhorar a qualidade de vida em indivíduos com tontura e alterações do equilíbrio corporal.



Baseia-se em programas de exercícios com os olhos, a cabeça e o corpo ou em manobras físicas específicas, associados à mudança de hábitos e esclarecimentos sobre o desequilíbrio.

Vantagem Tecnologia de realidade virtual 



A vantagem do uso da tecnologia de realidade virtual é permitir que o terapeuta forneça uma grande variedade de estímulos com maior especificidade se comparada a métodos tradicionais de reabilitação vestibular, apresentando ao paciente conflitos sensoriais em diferentes níveis de dificuldades e em ambiente seguro.

MÉTODO

 - Critérios para seleção
 - Critérios de tratamento: Todos os participantes desta pesquisa estavam em acompanhamento otorrinolaringológico e fizeram uso de 48 mg/dia de betaistina

Relacionados