reaçoes de coloração e precipitação

Páginas: 8 (1858 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
PRÁTICA 1 – REAÇÕES DE COLORAÇÃO E PRECIPITAÇÃO DE PROTEÍNAS

INTRODUÇÃO
As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em todas as partes de todas as células,uma vez que são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares. Existem muitas espécies diferentes de proteínas, cada umaespecializada para uma função biológica diversa. Além disso, a maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas.
Pertencem à classe dos peptídeos, pois são formadas por aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amino (-NH 2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) de outro aminoácido, através da formação de uma amida. Apurificação e caracterização de uma proteína baseiam-se em suas características físico-químicas.
Devido às ligações peptídicas e à presença de diferentes aminoácidos, as proteínas reagem com uma variedade de reagentes, formando produtos coloridos. Algumas reações de coloração são específicas para aminoácidos encontrados na composição das proteínas, por exemplo: Reação de biureto; Reação deprecipitação; Precipitação por desnaturação; Precipitação por reagentes para alcaloides; Precipitação por sais de metais pesados; Reações de precipitação sem desnaturação e Efeito da força iônica sobre a solubilidade das proteínas. Estas reações, são importantes tanto na detecção como na dosagem de aminoácidos e proteínas.
OBJETIVO GERAL
O objetivo principal do experimento foi identificar ecaracterizar a presença de proteínas em material biológico. Verificar, experimentalmente, a precipitação de proteínas com e sem desnaturação e relacionar as observações práticas com a teoria de propriedades gerais como estrutura e isolamento de proteínas.
Objetivos Específicos
Para alcançar o objetivo geral foi necessário:
1. Caracterizar a presença de proteínas em material biológico.
2. Verificarexperimentalmente a precipitação de proteínas com e sem desnaturação.
3. Relacionar observações práticas com a teoria de propriedades gerais, estrutura e isolamento.


DESCRIÇÃO DO PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1. Reação de biureto
A reação do biureto é devida às ligações peptídicas, dando positiva para proteínas e peptídeos com três ou mais resíduos de aminoácidos. O reativo de biureto é umasolução de sulfato de cobre (CuSO4) e tartarato duplo de sódio e potássio (KNaC4H4O6) que ao reagir com os íons cúpricos, forma um produto de coloração violáceo. Esse reativo é utilizado na identificação de compostos protéicos, pois as ligações existentes na molécula de biureto são semelhantes às ligações peptídicas na formação de proteínas. Os átomos de cobre se ligam ao grupo amina e ocorre amudança de cor.
Materiais utilizados e Reagentes
NaOH 2,5N (soro fisiológico)
CuSO4 1%
Solução de proteína
Tubo de ensaio
Pipeta
Resultados e Interpretação
Observou-se a mudança de coloração de incolor para violeta transparente. Portanto, a resposta é positiva para proteínas e peptídeos com três ou mais resíduos de aminoácidos. A reação é positiva para as substâncias que contêm 2 ou maisgrupos carbamínicos (-CO-NH2) ligados diretamente ou através de um único átomo de carbono ou nitrogênio. No Tubo controle não ocorreu reação, ou seja, reação negativa.
2. Precipitação por desnaturação
A desnaturação, geralmente, diminui a solubilidade das proteínas. A desnaturação envolve alterações nas estruturas quaternária, terciária e secundária de proteínas, mas não das primárias. Adiminuição da solubilidade pode ser explicada pela exposição de radicais hidrofóbicos e outros que prejudiquem a interação proteína-água e favoreçam a interação proteína-proteína.
Existem vários agentes desnaturantes de proteínas, tais como: calor, ácidos, álcalis, solventes orgânicos, soluções concentradas de uréia e guanidina, detergentes, sais de metais pesados, etc. Entre as alterações que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reações de coloração e precipitação de proteínas
  • Proteínas: reações de coloração e precipitação
  • Reações de Precipitação
  • Reacoes de precipitacão
  • Reação de coloração e precipitação de proteínas
  • Reações de Precipitação e oxirredução
  • Titulação Potenciométrica de Reações de Precipitação
  • Reações de precipitação de proteínas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!