Reaçoes carbonila

Páginas: 2 (434 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2014
Reações envolvidas na identificação



Um aldeído é todo composto orgânico que possui o grupo carbonila ligado a um hidrogênio, ou seja, o seu grupo funcional sempre vem da extremidade de umacadeia carbônica e é dado por:
O
│ ║
─ C ─ C ─ H

Grupo Funcional
dos Aldeídos
Já as cetonas são aqueles compostos orgânicos que possuem o grupo carbonila entre doiscarbonos. Portanto, seu grupo funcional nunca irá aparecer na extremidade de uma cadeia carbônica.
O
│ ║ │
─ C ─ C ─ C ─
│ │
Grupo Funcional
dasCetonas
Quando esses dois tipos de compostos são expostos a agentes oxidantes, somente os aldeídos reagem. Isso ocorre porque o carbono ligado ao oxigênio na carbonila adquire caráter positivo, vistoque o oxigênio é mais eletronegativo e atrai mais fortemente os elétrons da ligação química.

Assim, um oxigênio nascente que estiver no meio irá atacar esse carbono, colocando-se exatamente entre aligação carbono-hidrogênio. No caso dos aldeídos, forma-se um composto do grupo dos ácidos carboxílicos, e, no caso das cetonas, não há reação, porque seu carbono da carbonila não está ligado a nenhumhidrogênio.
O O
║ ║
R ─ C ─ H + [O] →R ─ C ─ OH
Aldeído Ácido carboxílico
O║
R ─ C ─ R + [O] →não reage
Cetona
Desse modo, é muito comum em laboratório realizar reações de oxidação para identificar sedeterminada substância é um aldeído ou uma cetona. Entre os oxidantes que costumam ser usados estão o reativo de Tollens (solução aquosa amoniacal de nitrato de prata), o reativo de Fehling (soluçãoaquosa de sulfato de cobre em meio básico e tartarato duplo de sódio e potássio) e o reativo de Benedict (solução aquosa de sulfato de cobre em meio básico e citrato de sódio).
O reativo de Benedict é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!