reaçoes adversas produtos capilares

Páginas: 6 (1322 palavras) Publicado: 29 de maio de 2015












































































SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3CONCLUSÃO...........................................................................................................5

REFERÊNCIAS............................................................................................................6
1 INTRODUÇÃO
Visto como uma das caracteristica mais marcantes da identidade feminina, os cabelos são a moldura do rosto e estão ligados a autoestima.
Por isso todo cuidado é poucoquando falamos de cósmeticos para a pele e produtos capilares, reações alérgicas podem ocorrer, mesmo que já tenha usado o mesmo produto antes, a dermatite de contato alérgico é muito mais comum do que imaginamos, os principais sinais da dermatite incluem prurido, queimação, eritema, lesões cutânia, edema e outros sintomas até mais graves.
A escolha do produto e de um bom profissional éfundamental para o sucesso do protocolo. Hoje em dia, muitos são os profissionais no mercado de trabalho, mas são poucos os que trabalham de forma segura.
Este trabalho tem como objetivo abordar as reações adversas e orientações passadas pelos profissionais após o uso de produtos capilares em seus clientes em clinicas de estética.



2 DESENVOLVIMENTO
Procedimentos comuns feitos no nosso dia a dia, comouma aplicação de tintura nos cabelos, podem ser sérios causadores de alergias quando não tomamos cuidados. Quando há uma interação entre um anticorpo e um antígeno, a manifestação tecidual dessa interação é a reação alérgica.
Para BARATA (1995) são considerados cosméticos produtos aplicados no corpo de origem animal , vegetal e de origem sintética ou semi sintética com intuito de limpar, protejere embelezar ou tratar da pele e ses anexos.
A dermatite de contato pode ser ocasionada por plantas, cosméticos, niquel, componentes de borracha e medicamento.
Em contato com a pele esses produtos, podem ocasionar irrtações e alergias cutânia. A irrtitação cutânia é aquela que pode acontecer desde o primeiro contato com o agente causador da alergia. A dermatite de contato é a forma mais comum dereação alégica causada pelos cosméticos, especialmete aqueles capilares e aqueles aplicados no rosto.
As reações adversas podem ser imediatas ao aplicar o produto, nesses casos deve ser retirado o produto e suspenso o uso até o descobrimento e tratamento ao causador da reação. Outro momento é ao termino do procedimento, quando a cliente já não se encontra no salão de beleza. Nesse caso deve a mesmaprocurar o profissional para orientação e posteriormente buscar tratamento
Os principais sinais da dermatite de contato incluem prurido, queimação, eritema, lesões cutânia, edema, formação de crosta e pode levar a sintomas até mais graves.
No caso de tratamentos capilares, a maoiria dos casos são alégias a tintura capilar, por causa do parafenilenodamina, um produto quimico conhecido como PPB,responsável pela pingmentação, além dele a amônia tambem pode causar alergia, o problema é que quase ninguém sabe se é alérgico.
Para DRAELOS (1999) com a variedade de produtos cosméticos disponíveis no mercado, esta diversidade faz com que o consumidor procure por novidades e marca diferenciadas, sem ter conhecimento sobre a formulação, o consumidor ao utilizar um produto pode estar sujeito apossíveis reações, essas muitas vezes causadas por substanciais contidas nos cosméticos.
Com o objetivo de facilitar as descobertas das reações adversas causadas por produtos de cosméticos e na tentativa de impedir novos casos, A ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) determina a implantação de um sistema de cosmetovigilância por fabricantes e importadoras de produtos de higiene pessoal,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reações Adversas a Produtos Capilar
  • REAÇÕES ADVERSAS APÓS O USO DE PRODUTOS CAPILARES
  • Rea Es Adversas A Produtos Capilares
  • tipos de reaçoes a produtos quimicos capilares
  • Reações Adversas
  • Reacoes adversas
  • Reações adversas
  • REAÇÕES ADVERSAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!