Reaçao de caracterização dos cations

Páginas: 4 (884 palavras) Publicado: 2 de abril de 2014



Reação de caracterização dos cátions Ferro (II),
Ferro (III), Alumínio e Cromo (III).



Introdução:

O ferro (do latim ferrum) é um elemento químico, símbolo Fe, de número atômico 26(26 prótons e 26 elétrons) e massa atómica 56 u. À temperatura ambiente, o ferro encontra-se no estado sólido. É extraído da natureza sob a forma de minério de ferro que, depois de passado para oestágio de ferro-gusa, através de processos de transformação, é usado na forma de lingotes. Controlando-se o teor de carbono (ocarbono ocorre de forma natural no minério de ferro) dá-se origem a váriasformas de aço.
Este metal de transição é encontrado no grupo 8 (VIIIB) da Classificação Periódica dos Elementos. É o quarto elemento mais abundante da crosta terrestre (aproximadamente 5%) e, entreos metais, somente o alumínio é mais abundante.
É um dos elementos mais abundantes do Universo; o núcleo da Terra é formado principalmente por ferro e níquel (NiFe). Este ferro está em uma temperaturamuito acima da temperatura de Curie do ferro, dessa forma, o núcleo da Terra não é ferromagnético.
O ferro tem sido historicamente importante, e um período da história recebeu o nome de Idade do ferro.O ferro, atualmente, é utilizado extensivamente para a produção de aço, liga metálica para a produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte (automóveis, navios, etc), como elementoestrutural de pontes, edifícios, e uma infinidade de outras aplicações.

O alumínio é um elemento químico de símbolo Al de número atômico 13 (treze prótons e treze elétrons ) com massa atómica 27 u. Natemperatura ambiente é sólido, sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão lhe conferem umamultiplicidade de aplicações, especialmente nas soluções de engenharia aeronáutica. Entretanto, mesmo com o baixo custo para a sua reciclagem, o que aumenta sua vida útil e a estabilidade do seu valor, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Proteìnas: reação de caracterização e precipitação
  • Reação de Caracterização do Chumbo
  • Reação de caracterização dos carboidratos
  • Reação de Separação dos Cátions do Grupo III
  • REAÇÕES DE CARACTERIZAÇÃO DOS GLICÍDEOS: REAÇÃO DE MOLISCH, REAÇÃO DO FENOL-SULFÚRICO E REAÇÃO DE SELIWANOFF
  • REAÇÕES DE CARACTERIZAÇÃO DO 2º GRUPO DOS CÁTIONS
  • AULA PRÁTICA: CARACTERIZAÇÃO DE PROTEÍNAS (REAÇÃO DE BIURETO)
  • Relatorio pratica bioquimica caracterização das proteinas e reação da ninidrina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!