reações

Páginas: 11 (2628 palavras) Publicado: 4 de fevereiro de 2015

Introdução Teórica
As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares. Existem muitas espécies diferentes de proteínas, cada especializada para uma função biológica diversa. Alémdisso, a maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas.
 Pertencem à classe dos peptídeos, pois são formadas por aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amino (-NH 2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) de outro aminoácido, através da formação de uma amida.


            
São os constituintes básicos da vida: tantoque seu nome deriva da palavra grega "proteios", que significa "em primeiro lugar". Nos animais, as proteínas correspondem a cerca de 80% do peso dos músculos desidratados, cerca de 70% da pele e 90% do sangue seco. Mesmo nos vegetais as proteínas estão presentes.
A importância das proteínas, entretanto, está relacionada com suas funções no organismo, e não com sua quantidade. Todas as enzimasconhecidas, por exemplo, são proteínas; muitas vezes, as enzimas existem em porções muito pequenas. Mesmo assim, estas substâncias catalisam todas as reações metabólicas e capacitam aos organismos à construção de outras moléculas - proteínas, ácidos nucléicos, carboidratos e lipídios - que são necessárias para a vida.








Procedimentos
Solução de Albumina: Prepare uma solução a 2%dealbumina
Solução de Gelatina: Prepare uma solução a 2% de gelatina em água destilada quente, para a dissolução completa.
1. EXISTÊNCIA DE AMINOÁCIDO SULFORADOS
Adicione 1 mL de cada uma das soluções de proteína em dois tubos de ensaio. e 1 mL NaOH 6,0 mol. L-1 em cada um deles. . Aqueça os tubos em banho Maria fervente por 5 minutos. Adicione 10 gotas de ácido acético concentrado e 10 gotas deacetato de chumbo a 10%, em cada um dos tubos. Agite vigorosamente. Haverá formação de um precipitado preto.
2. REAÇÃO DE MILLON
Coloque 2,0 mL da solução de cada uma da proteína em tubos de ensaio. Adicione 1,0 mL do reativo de Millon a cada um deles e aqueça em banho Maria fervente por 5 min..
3. REAÇÃO DE HOPKINS-COLE
Em um tubos de ensaio distintos adicionar 1 mL das soluções de e 3mL do reativo de Hopkins-Cole a cada um deles. Inclinar o tubo e adicionar 2 mL de H2SO4 concentrado em cada um deles, pelas paredes dos tubos, vagarosamente. Aguardar alguns minutos e observar a formação de um anel violeta se houver a presença de triptofano na proteína.
4. REAÇÃO DE SAKAGUSHI
Em tubos de ensaio coloque 1,0 mL das soluções das proteínas; adicione 1,0 mL de NaOH 2,5 mol. L-1,0,5 mL de -naftol (0,4 % em etanol) e 1,0 mL de hipoclorito de sódio 0,5% a cada um dos tubos.
5. REAÇÃO XANTOPROTEÍCA
Coloque 1,0 mL das soluções de proteína em tubos de ensaio. Adicione 0,5 mL de HNO3 concentrado aos tubos, leve ao banho-maria fervente por dois minutos. Resfrie e observe a coloração. A seguir acrescente 4,0 mL de hidróxido de sódio a 20% a cada um dos tubos e observenovamente a coloração. Discuta a especificidade dessa reação.
6. REAÇÃO DA NINIDRINA
Em 2 tubos de ensaio coloque 1,0 mL das soluções de proteína e em um terceiro tubo 1,0 mL de água destilada. Acrescente 3,0 mL da solução de ninidrina 0,1% em cada um deles. Coloque os tubos em banho-maria fervente por dois minutos. O que se observa?

7. REAÇÃO DO BIURETO
Prepare 3 tubos de ensaio e coloque 3,0mL da solução de albumina no tubo 1, 3,0 mL da solução de gelatina no tubo 2 e no terceiro tubo (branco) adicione 3,0 mL de água destiladas. A seguir adicione 1,0 mL do reativo de biureto em cada um deles. O que ocorreu? Demonstre a reação.

SEGUNDA PARTE DA PRÁTICA
8. REAÇÕES DE DESNATURAÇÃO DAS PROTEÍNAS
8.1. Ação do calor
Em cinco tubos de ensaio coloque 2,0 mL da solução de albumina...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reaçoes
  • reaçoes
  • reacoes
  • Reações
  • reações
  • reações
  • Reações
  • reaçoes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!