Reações quimicas

Páginas: 5 (1086 palavras) Publicado: 27 de abril de 2011
Recursos Materiais

As obrigações dos governos vão além de fazer leis, construir prédios e pagar professores; cabe também a eles fornecer todos os recursos materiais necessários à aprendizagem e ao desenvolvimento integral dos alunos. Podemos considerar como recursos materiais: o terreno, o prédio da escola, a sala de aula, as dependências comuns e o regime de trabalho.
I. O terrenoLocalização: deve ser na parte mais acessível (no centro) do bairro ou zona que a escola vai servir; numa rua tranqüila, sem muito movimento de veículos e afastado de ambientes que produzam ruídos.
Tamanho: mínimo de 6m2 para cada aluno por período, sendo: 3m2 de área coberta (um metro quadrado da sala de aula, um metro quadrado do pátio coberto e um metro quadrado de outras dependências) e 3m2 de árealivre (dois metros quadrados de pátios e um metro quadrado de jardins, pomar e área verde.)
II. O prédio da escola
A estrutura do prédio deve facilitar a localização de todas as dependências. Na construção deve-se atentar para a simplicidade, comodidade, luminosidade natural e abundante e ventilação.
É inconveniente que a insolação incida diretamente sobre as salas de aula, porém, quandoinevitável, devem ser usadas cortinas para diminuir o prejuízo. Uma solução seriam janelas na face norte e que dêem para pátios internos silenciosas, evitando sua influência prejudicial.
III. A sala de aula
A sala de aula deve ter a forma retangular. Seu comprimento máximo deve ser 9 metros. Sua largura não deve ser superior a 6 metros, devido à iluminação. A altura aconselhável é em torno de 4 a 4,5metros. Cada aluno deve ter no mínimo um metro quadrado na sala de aula, assim, numa sala 5x7 metros não devem ser colocados mais de 35 alunos.
As janelas devem ser colocadas do lado esquerdo, pois é a direção que menos incomoda os alunos. O intervalo entre uma e outra, se necessário, deve ser mínimo. A janela deve terminar cerca de 1,80 metros antes da lousa.
Aconselha-se que os móveis da salasejam ajustados à idade dos alunos. As carteiras não devem ser fixas, pois sua movimentação facilita o desenvolvimento de atividades.
Uma opção para tirar a passividade dos alunos é o uso de salas ambientes.
Salas ambientes são salas adaptadas especialmente para o estudo de uma determinada disciplina ou área de estudo.
As salas ambientes são viáveis tanto para pequenas quanto grandes escolas.Vejamos alguns exemplos:
a. Numa escola em que só há uma turma de cada série, a sala poderia ser frequentada conforme o quadro:
Salas/Dias 2° -feira 3°-feira 4°-feira 5°-feira 6°-feira
Língua Portuguesa 1° série 2° série 3° série 4° série __
Ciências Naturais 2° série 3° série 4° série __ 1° série
Matemática 3° série 4° série __ 1° série 2° série
Conhecimentos históricose geográficos 4° série __ 1° série 2° série 3° série
Artes e Educação Física __ 1° série 2° série 3° série 4° série
b. Para escolas maiores: se houver duas classes por série, existirão duas salas ambientes por área; se houver quatro classes por série, serão montadas quatro sala ambiente, uma para cada série; e assim por diante.
c. Se a escola tiver apenas uma sala ambiente épossível dedicar cada uma das paredes da sala a uma área de estudo. A montagem de cada sala ambiente pode ser feita com a colaboração dos alunos que, vão se sentir mais interessados na aprendizagem das matérias. Os materiais que vão fazer parte de cada sala ambiente devem ser escolhidos em função de sugestões dos professores e dos alunos. Alguns exemplos:
• Língua Portuguesa: gravador, livros,material artístico, etc.
• Ciências Naturais: microscópio, plantas, esqueletos, livros, etc.
• Matemática: dados, cubos, moedas, livros, etc.
• Conhecimentos históricos e geográficos: mapas, globos, livros, revistas, cartazes, etc.
• Artes: instrumentos musicais, toca-discos, gravador, etc.
• Educação Física: aparelhos de ginástica, bolas, colchonetes, etc.
IV. Dependências comuns
São...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reações Químicas
  • Reações Químicas
  • Reações Quimicas
  • reações quimicas
  • Reações quimicas
  • Reações químicas
  • Reações Quimicas
  • Reações Químicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!