Reações Ionicas

Páginas: 9 (2238 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA




QUÍMICA INORGÂNICA


REAÇÕES IÔNICAS




















2° semestre/2013
Santos, 28 de Agosto de 2013
SUMÁRIO


OBJETIVO

PESQUISA BIBLIOGRAFICA

EXPERIMENTO

EQUAÇÕES DAS REAÇÕES E COMPARAÇÃO ENTRE O OBSERVADO E A LITERATURA

EXERCÍCIOS

CURIOSIDADE

CONCLUSÃO

BIBLIOGRAFIA
















1.OBJETIVO:

O objetivo deste experimento é possibilitar o manuseio de reagentes para testes de reatividade química, abordando conceitos de solubilidade, reatividade química, reações iônicas e equações químicas.

2. PESQUISA BIBLIOGRAFICA:

2.1 A ligação Iônica

2.1.1 Os íons e você.

Sabemos que íons são átomos – ou grupo de átomos – com carga positiva ou negativa. Uma grandevariedade de íons é necessária para a manutenção da vida.
A quantidade mínima diária e a participação de cada um desses íons em nosso metabolismo constituem um complexo campo de estudo, intensamente pesquisado por biólogos, bioquímicos e médicos.
Cerca de 26 íons possuem participações razoavelmente conhecidas, mas os pesquisadores não afastam a hipótese de novos íons serem descobertos, existentes emquantidades muito pequenas, mas com participações talvez muito importantes no esclarecimento de alguns processos metabólicos.
Entre os vários íons reconhecidamente importantes, podemos citar os íons sódio (Na+), potássio (K+), cloreto (Cl-), sulfato (SO4 2-) e hidrogenocarbonato (HCO3-), presente no sangue e nos líquidos celulares; os íons cálcio (Ca 2+) e hidrogenofosfato (HPO4 2-), importante paraossos e dentes; os íons ferro II (Fé 2+), fundamentais no metabolismo da hemoglobina; e os íons fluoretos (F-), utilizado para prevenção de cáries dentarias.

2.1.2 Os íons no sal de cozinha.

Os fundamentos da ligação iônica podem ser entendidos no estudo do cloreto de sódio. Em 1916, o químico alemão Walther Kossel (1888-1956) propôs que a ligação entre os átomos de sódio e de clorodeveria ocorrer de acordo com uma transferência de elétrons.
Observe a configuração eletrônica do átomo neutro de sódio (Z=11):

11Na ( 11 prótons, 11 elétrons) → 1s2 2s2p6 3s1.

Para ficar o a configuração de gás nobre (2s2 2p6), o átomo de sódio perde um elétron do subnível mais extenso (3s) e torna-se um íon positivo (cátion):

Na+ (11 prótons, 10 elétrons) → 1s2 2s2 2p6

Esta configuração éidêntica à do gás nobre neônio (Z=10), como previa a regra do octeto. O átomo de cloro (Z=17), por sua vez, tem a configuração:

17Cl ( 17prótons, 17 elétrons) → 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5

Recebendo um elétron, haverá a formação de um íon negativo (ânion):

Cl- (17 prótons, 18 elétrons) → 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6

Novamente de acordo com a regra do octeto, este ânion tem configuração eletrônicasemelhante à do gás nobre argônio (Z=18).
Os íons formados atraem-se mutuamente e haverá a formação de um sódio iônico, com íons em posição bem definidas, em um arranjo geométrico denominado retículo cristalino.

2.1.3 Algumas considerações.

2.1.3.1 A transferência de elétrons sempre envolverá os níveis de Valencia de ambos os átomos. Ou seja, elétrons sairão do ultimo nível de um átomo eentrarão no ultimo nível do outro.

2.1.3.2 A ligação iônica ocorre geralmente entre metais e não-metais.

2.1.3.3 Como regra geral, teremos:

a) Metais com um, dois ou três elétrons na ultima camada tendem a perder este elétron.
b) Não-metais com cinco seis ou sete elétrons tendem a receber elétrons, tal que fiquem com oito elétrons na ultima camada.

2.1.3.4 Compostos iônicos sãosólidos com alto ponto de fusão. Isso se deve à alta intensidade das forças de atração entre íons. Se observarmos a fusão de alguns sólidos iônicos, tais como o gelo (PF = 0°C) e o álcool sólido (PF = 117°C), notaremos que seus pontos de fusão são consideravelmente menores que os das substâncias iônicas.

Cloreto de Sódio → NaCl → PF = 801°C
Cloreto de Potássio → KCl → PF = 772°C
Óxido de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reações iônicas
  • Reações Iônicas
  • REAÇÕES IÔNICAS
  • Reações iônicas
  • Reações ionicas
  • reações iônicas
  • Calor de reações iônicas
  • Soluções Eletroliticas e reaçõe ionicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!