Reações ionicas

Páginas: 14 (3270 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2012
QUÍMICA INORGÂNICA

EXPERIMENTO: REAÇÕES IÔNICAS




1. INTRODUÇÃO

Quando se dissolve um eletrólito em água formam-se íons positivos (cátions) e negativos (ânions). Para que a reação ocorra é preciso que se forme ao menos um produto menos iônico que os reagentes colocados a reagir. Assim pode haver a formação de H2O, de um gás ou de um produto sólido insolúvel em água. Nos doisúltimos casos a percepção é visual e no primeiro poderia se perceber uma alteração da temperatura, utilizando-se equipamento para isso.

Com a dissolução de cada eletrólito forma-se em solução um íon positivo e um íon negativo. Para haver formação de um novo produto é necessário que o cátion de um reagente reaja com o ânion do outro. Assim, com o auxílio de uma tabela de solubilidade pode-se preverse a reação ocorrerá ou não.

Por exemplo, a reação entre os reagentes HCl e NaOH pode ser dividida em duas etapas. Na primeira ocorre a dissolução dos eletrólitos conforme a reação:

HCl→ H+ + Cl-

NaOH →Na+ + OH-

Analisando-se os íons formados, percebe-se que entre o Na+ e o Cl- não haverá reação, já que o NaCl é solúvel em água. Já entre o H+ e o OH- há formação de água. Assim a reaçãopode ser descrita de duas formas:

Na+ + OH- + H+ + Cl- → Na+ + Cl- + H2O

ou

OH- + H+ → H2O



1. OBJETIVO

O objetivo desse experimento foi possibilitar o manuseio de reagentes para testes de reatividade química. Os conceitos de solubilidade, reatividade química, reações iônicas e equações químicas foram bastante abordados.



2. PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Emmuitas soluções iônicas, existe uma pequena tendência para que ocorra a reação de transferência de elétrons. As forças de atração e de doação de elétrons dos vários íons podem estar tão bem balanceadas que não há nenhuma transferência de elétrons; e a não ser que existam outros motivos para que a reação ocorra, os íons permanecerão inalterados na solução. Um sistema deste tipo poderia ser uma soluçãode NaCl e KBr, que contém K( , Na+, Br- e Cl- . Esta solução permaneceria inalterada sem reagir e, se a água fosse evaporada, os cristais resultantes poderiam conter cada um, um pouco das quatro combinações: NaCl, NaBr, KCl e KBr. Para que sejamos capazes de prever as reações que irão ocorrer e dar resultados úteis, podemos aplicar o princípio de Le Chatelier.

É possível influenciar as reaçõesde várias maneiras, duas das quais são: adicionar reagentes e remover os produtos. Se pretendermos conduzir uma reação iônica num sentido desejado pela adição dos reagentes nas quantidades relativas em que eles reagem sem que isso influa no rendimento, podemos completá-la pelo emprego de um íon- comum.

É possível também forçar a reação pelo gasto ou pela inativação de um ou mais produtos. Comoeste método geral é versátil e conveniente, ele é bastante aplicado nas reações iônicas. O Princípio de Le Chatelier nos diz que, se removermos continuamente um componente de um sistema reversível, o sistema reagirá na direção que forneça mais daquele componente, até que finalmente a reação se torne completa.

A compreensão desse fato explica, por exemplo:

A) Por que todas as soluçõesbásicas tornam azul o papel azul tornassol e têm gosto de sabão: é que essas propriedades são devidas aos íons OH-, presumivelmente existentes em todas as soluções aquosas alcalinas;


B) Por que todas as soluções de sais de bário (cloreto, nitrato, sulfeto) produzem um precipitado branco, quando tratadas por uma solução de qualquer sulfato: é que o precipitado formado – sulfato de bário –resulta, em verdade, da interação entre os íons Ba2+ e SO4 2-, existentes, respectivamente, em qualquer solução de sal de bário e de sulfato;


Ba2+ + SO42- ( BaSO4 (


C) Por que os cloretos metálicos, solúveis em água, quando em presença de AgNO3, produzem um precipitado branco de cloreto de prata: é que todos eles originam íons Cl- ,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reações iônicas
  • Reações Iônicas
  • REAÇÕES IÔNICAS
  • Reações iônicas
  • Reações Ionicas
  • reações iônicas
  • Calor de reações iônicas
  • Soluções Eletroliticas e reaçõe ionicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!