Reações Iônicas

Páginas: 13 (3152 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2014
Sumário

1. Introdução 2
1.1. Objetivo 2
1.2. Pesquisa Bibliográfica 2
1.2.1. Reações Iônicas 2
1.2.2. Reação de precipitação 3
2. Materiais e Reagentes utilizados 4
2.1. Materiais 4
2.2. Reagentes 4
3. Procedimento 4
4. Conclusão 7
4.1. Reações e comparação com dados de literatura 7
4.2. Interpretando os termos da tabela de solubilidade 11
4.3. Exercício 12
7. Opinião do grupo 128. Bibliografia 13








1. Introdução

1.1. Objetivo

- Possibilitar o manuseio de reagentes para testes de reatividade química;
- Estudar os conceitos de solubilidade, reatividade química, reações iônicas e equações químicas.


1.2. Pesquisa Bibliográfica

1. Reações Iônicas

A maioria das reações químicas envolve íons em solução, sendo que qualquer solução que use águacomo solvente, eventualmente, encontra-se em tais reações.
Para entendermos melhor, podemos considerar uma reação com uma solução de 1 mol de cloreto de sódio (NaCl) é adicionado a uma solução de 1 mol de nitrato de prata (AgNO3). Assim, formando-se uma solução de 1 mol de cloreto de prata e uma solução de 1 mol de nitrato de sódio.

NaCl (aq) + AgNO3 (aq) → AgCl (s) + NaNO3 (aq)

Essareação é conhecida como metátese ou dupla troca, onde os cátions e ânions trocam de parceiro Cl- substitui NO3- e Na+ substitui Ag+. Este tipo de reação acima é conhecida como equação molecular, pois todos os reagentes e produtos foram descritos como moléculas. Para representar realmente o que ocorreu na solução é utilizada equação iônica. Na solução NaCl não contém moléculas porém consiste íons Na+ eCl- dispersos no solvente, ao mesmo tempo na solução de nitrato de prata contém íons Ag+ e NO3-. Ao misturar essas duas soluções é formado o sólido AgCl com as combinações dos íons Ag+ e Cl-, este sólido formado após a reação química é chamado de precipitado. A solução de nitrato de sódio resultante da reação contém íons Na+ e NO3- e assim a equação iônica fica desta forma:

Na+ (aq) + Cl- (aq)+ Ag+ (aq) + NO3- (aq) → AgCl (s) + Na+ (aq) + NO3- (aq)

Nesta equação são apresentadas todas as substâncias iônicas solúveis como dissociadas na solução. A fórmula do cloreto de prata é escrita na fórmula molecular, pois os seus íons não estão mais separados, estão juntos no sólido.
Durante a reação, o Na+ e NO3- nada sofrem, os mesmos íons estão presentes como antes e após a reação. Poreste motivo são chamados de íons espectadores. Como eles não tomam parte na reação, podemos eliminá-los da equação e assim, chegamos à equação iônica representativa, isto é, à equação que mostra as mudanças que ocorrem:

Ag+ (aq) + Cl- (aq) → AgCl (s)

Esta equação representativa é útil por mais de um motivo. Primeiro, focaliza nas transformações que ocorrem na solução. Segundo, mostra quequalquer substância que produza íons Ag+ em solução reagirá com qualquer outra substância que tenha Cl- em solução irá formar um precipitado AgCl. Por exemplo, podemos prever que ao serem misturadas soluções de cloreto de potássio (KCl) e fluoreto de prata (AgF) será precipitado AgCl. Sendo representativa nas equações abaixo:

Equação Molecular:
AgF (aq) + KCl (aq) → AgCl (s) + KF (aq)

Equaçãoiônica:
Ag+ (aq) + F- (aq) + K+ (aq) + Cl- (aq) → AgCl (s) + K+ (aq) + F- (aq)

Equação Iônica Representativa:
Ag+ (aq) + Cl- (aq) → AgCl (s)


2. Reação de precipitação

A precipitação é a formação de um sólido durante a reação química. Isso pode ocorrer quando a substância insolúvel, o precipitado, é formado na solução devido à reação química ou quando a solução foi supersaturada por umcomposto. Na maioria das vezes, o sólido formado "cai" da fase, e se deposita no fundo da solução (porém ele irá flutuar se ele for menos denso do que o solvente, ou formar uma suspensão).
Essa reação é útil em muitas aplicações industriais e científicas pelo qual a reação química pode produzir um sólido que será coletado da solução por filtração, decantação ou centrifugação.


Figura 1...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reações iônicas
  • Reações Iônicas
  • REAÇÕES IÔNICAS
  • Reações iônicas
  • Reações ionicas
  • Reações Ionicas
  • reações iônicas
  • Calor de reações iônicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!