Reações Iônicas

Páginas: 5 (1198 palavras) Publicado: 9 de maio de 2014
1. OBJETIVO

O objetivo desse experimento é possibilitar o manuseio de reagentes para testes de reatividade química. Os conceitos de solubilidade, reatividade química, reações iônicas e equações químicas serão bastante abordados. Além de trabalhar com reações iônicas e aprendendo a equacioná-las.

2. PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

2.1 Compostos solúveis e insolúveis (Soluções Aquosas)

-Todos os compostos de amônio comuns (NH4+) e compostos de metais alcalinos são solúveis.
Exceções: alguns compostos de Li são insolúveis.
- Todos os nitratos NO3- são solúveis.

- A maioria dos haletos (cloretos, brometos, etc.) são solúveis.
Exceções: Cloretos, brometos e iodetos de Ag(I), Pb(II) e Hg(I) são insolúveis HgI2 é também insolúvel.
- Fluoretos de Mg, Ca, Sr, Ba e Pb(II) sãoinsolúveis.

- Todos os ácidos inorgânicos são solúveis.

- A maioria doa acetatos( C2H3O2- ) são solúveis.
Exceções: AgC2H3O2 e Hg2(C2H3O2)2 são insolúveis.

- A maioria dos sulfatos (SO42-) são solúveis.
Exceções: CaSO4, SrSO4, BaSO4, PbSO4, Ag2SO4 e Hg2SO4 são insolúveis.

- A maioria dos carbonatos(CO32-), cromatos(CrO42-), oxalatos (C2O42-), fosfatos (PO43-), sulfetos(S2-) esulfitos(SO32-) são insolúveis.
Exceções: alguns compostos de Li são insolúveis.

- A maioria dos hidróxidos (OH-) são insolúveis.
Exceções: os hidróxidos de Sr e Ba são moderadamente solúveis e alguns compostos de Li são insolúveis.

2.1.1 Sais Essencialmente Solúveis

Todos os nitratos são solúveis. O ânion NO3- é um íon grande de carga única. Temos aqui sólidos de baixo ponto de fusão e altasolubilidade. Outros ânions que seguem essa regra são : ClO4-, ClO3-, NO2-, HCOO- e CH3COO-.
Todos os cloretos, brometos e iodetos são solúveis, exceto os de Ag+,Hg22+ e Pb2+. Estes ânions de cargas únicas são menores do que os anteriormente citados juntamente com os nitratos e apresentam interações mais fortes com os cátions em seus sólidos. Disso resultam pontos de fusão mais elevados esolubilidades um pouco menores. O sais dos cátions maiores e mais polarizáveis, tais como Ag+, Hg22+ e Pb2+ , apresentam solubilidades mais baixas. Cloreto de chumbo, PbCl2 , é pouco solúvel, e AgCl e Hg2Cl2 são insolúveis. Sais de Br- e F- são menos solúveis do que os de Cl-. O íon F- é particularmente pequeno e forma alguns sais insolúveis adicionais, tais como CaF2, BaF2 e PbF2.
Todos os sulfatossão solúveis, exceto os de Ba2+,Sr2+ e Pb2+. O íon SO42- é grande, mas possui carga dupla e seus saia geralmente são menos solúveis do que os de Cl-. CaSO4 e Hg2SO4 são pouco solúveis.
Todos os sais que produzem íons Na+, K+ e NH4+ são solúveis. Estes íons são fortemente hidratados e possuem apenas uma carga. Os sais de sódio geralmente são mais solúveis do que os de potássio, e os de lítio são osmais solúveis de todos. O íons complexo [Co(NO2)6]-3 forma sais insolúveis com K+ e NH4+.

2.1.2 Sais Essencialmente Insolúveis

Todos os hidróxidos são insolúveis, exceto os de Na+, K+,NH4+ e Ba2+. O íons hidroxila, OH-, é um caso especial. Trata-se de um íon relativamente pequeno; mas, em sólidos, o O2-geralmente substitui dois OH- com perda de água. Muitos hidróxidos rapidamentetransformam-se em óxidos. Diferentemente do comportamento dos correspondentes SO42- o Ba(OH)2 (lê-se hidróxido de bário) é mais solúveis do que o Ca(OH)2, que é pouco solúvel.
Todos os carbonetos e fosfatos são insolúveis, exceto os de Na+, K+ e NH4+. Os íons carboneto e fosfato são ânions de carga múltipla; CO32- é menor que SO42- e também é menos solúvel. Se esses íons forem protonados (receberemprótons) para formar HCO3-, HPO42- ou H2PO4-, seus sais geralmente serão solúveis. A relativa solubilidade do Ca(HCO3)2 em relação ao CaCO3 é geologicamente importante. O íons CO32- e PO43- são tão básicos que seus sais costumam apresentar quantidades variáveis de OH-.
Todos os sulfetos são insolúveis, exceto os de Na+, K+, NH4+,Mg2+,Ca2+,Sr2+,Ba2+e Al3+. A insolubilidade acentuada de muitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reações iônicas
  • REAÇÕES IÔNICAS
  • Reações iônicas
  • Reações ionicas
  • Reações Ionicas
  • reações iônicas
  • Calor de reações iônicas
  • Soluções Eletroliticas e reaçõe ionicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!