reações de dupla troca

Páginas: 3 (549 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2013
As reações de dupla-troca ou de metátese se caracterizam por haver, literalmente, trocas entre os elementos de cada molécula envolvida na reação. Ou seja, determinados átomos, íons ou radicais mudamde posição passando para a outra molécula substituindo o átomo, íon ou radical que estava naquela posição. Segue abaixo uma reação genérica que exemplifica a reação de metátese:
AB + CD -> AC + BDOnde, AB e CD não podem ser sólidos ao mesmo tempo, mas uma combinação entre líquido e sólido: líquido+líquido, líquido+sólido ou sólido+líquido. E, ao mesmo tempo, como característica de uma reaçãode dupla-troca os produtos devem ser diferentes dos reagentes em pelo menos um dos seguintes quesitos:
1) AC e/ou BD deve(m) ser menos solúvel(is) que AB e/ou CD.
A reação entre ácido sulfúrico ehidróxido de bário forma como produto o sulfato de bário: um sal branco, que é altamente insolúvel e precipita no fundo do recipiente:
H2SO4(aq) + Ba(OH)2(aq) -> 2H2O(l) + BaSO4(s)
2) AC e/ou BDdeve(m) ser eletrólito(s) mais fraco(s) que AB e/ou CD.
Esse quesito significa que um dos produtos da reação tem que ser menos ionizável, ou seja, ser um mau condutor de eletricidade em relação aosreagentes. A reação de neutralização entre o ácido clorídrico e hidróxido de sódio (soda cáustica) forma NaCl (ótimo condutor se em solução ou fundido) e água líquida que é péssima condutora e difere-se dosdemais:
HCl(aq) + NaOH(aq) -> NaCl(aq) + H2O(l)
3) AC e/ou BD deve(m) ser mais volátil(eis) que AB e/ou CD.
Na reação entre bicarbonato de sódio e ácido clorídrico (caso comum quando temos azia eingerimos um antiácido):
NaHCO3(s) + HCl(aq) -> NaCl(s) + H2CO3(aq) -> NaCl(s) + H2O(l) + CO2(g)
Observa-se também que há uma reação de decomposição do ácido carbônico, já que é muito instável(volátil) e tende formar água líquida e dióxido de carbono gasoso.
Uma outra grande característica das reações de dupla troca é que os reagentes geralmente não são óxidos, pois estes tendem a reagir em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reações de Eliminação e Dupla troca
  • Reações químicas de dupla troca
  • Reações de dupla troca
  • Reações Inorgânicas
  • Relatório
  • PRÁTICA: REAÇÕES QUÍMICAS: DUPLA TROCA E COMPLEXAÇÃO
  • dupla troca
  • simples troca e dupla troca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!