Reações de decomposição (análise)

Páginas: 6 (1281 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
REAÇÕES DE DECOMPOSIÇÃO (ANÁLISE)


As reações de decomposição ou de análise (pois através dela podem ser estudados os elementos químicos que dão origem à substância decomposta) são tipos de reações químicas nas quais determinados compostos, por ação espontânea se instável e não espontânea se estável, ao se desfragmentarem quimicamente, dão origem à pelo menos dois produtos diferentes. Comoexemplifica a reação genérica a seguir:
2AB(s) -> 2A(s) + B2(g)
Nessa reação, um composto simples AB se decompõe em duas substâncias simples A e B. Os símbolos subscritos (s, g) significam o estado de agregação das matérias envolvidas: sólido e gasoso, respectivamente.
Esse exemplo pode ser aplicado na decomposição do NaCl (Cloreto de Sódio) em Sódio sólido e Cloro gasoso: como o NaCl éextremamente estável, é necessário algum processo (geralmente eletroquímico) para que os átomos de cada molécula-íon sejam separados.
Quando o composto é instável, ou seja, pouco resistente a condições agressoras: altas temperaturas, baixas ou altas pressões e agitação, a reação de decomposição é espontânea, como ocorre na reação de análise da água oxigenada (peróxido de hidrogênio):
2H2O2(l) ->2H2O(l) + O2(g)
Como peróxidos e superóxidos são substâncias instáveis, tendendo a formar apenas óxidos (pois a água nada mais é, do que óxido de di-hidrogênio) a reação de decomposição é altamente espontânea, pois se um indivíduo deixar um frasco de água oxigenada exposta ao ambiente sob luz solar, haverá liberação do gás oxigênio para a atmosfera e, após muito tempo, haverá apenas “água normal” nofrasco abandonado.
Uma coisa chama muita atenção nas reações de análise: a formação de algum gás e sua liberação após a decomposição. Esse fato não é coincidência nesse tipo de reação, uma vez que os compostos são formados por afinidade eletrônica e os elementos que constituem substâncias gasosas são altamente eletronegativos, ligando-se então aos mais eletropositivos que tendem a formarsubstâncias sólidas, logo, após a decomposição do composto primário, os átomos mais simples são liberados voltando ao estado de origem.
Existem vários métodos para a quebra de moléculas maiores em substâncias elementares, dentre os mais comuns estão a: pirólise (quebra por alta temperatura), eletrólise (quebra por corrente elétrica) e fotólise (quebra por radiação luminosa).

Alguns exemplos dereações utilizando-se desses métodos de ruptura são:


Pirólise:
CaCO3(s)  CaO(s) + CO2(g)
2KClO3(s)  2KCl(s) + 3O2(g)
Eletrólise:
2NaCl(s)  2Na(s) + Cl2(g)
2H2O(l)  2H2(g) + O2(g)
Fotólise:
2H2O2(l)  2H2O(l) + O2(g)
2AgCl(s)  2Ag(s) + Cl2(g)
PIRÓLISE


Pirólise é o processo onde a matéria orgânica é decomposta após ser submetida a condições de altas temperaturas e ambientedesprovido de oxigênio. Apesar de sua definição esclarecer a necessidade da inexistência de oxigênio, vários processos ocorrem com uma pequena quantidade dele.
O processo é endotérmico, logo é necessário que exista bastante fornecimento externo de calor para acontecer o êxito da reação.

REATOR PIROLÍTICO

No reator pirólitico, a matéria orgânica passa por uma série de etapas. A primeira édenominada de zona de secagem, onde a temperatura varia entre 100ºC e 150ºC. Logo após segue para a zona de pirólise, onde ocorrem importantes reações químicas como a fusão, volatilização e oxidação. Nessa etapa já são retirados vários subprodutos, como álcoois e alcatrão. Em seguida o processo é finalizado na zona de resfriamento, onde são coletados produtos como o bio-óleo. Vale salientar a existênciade diversos tipos de reatores, com variadas tecnologias. Abaixo está um esquema mostrando o funcionamento básico de um deles:


APLICAÇÕES DA PIRÓLISE


Uma aplicação bastante comum é a carbonização da madeira. Seu propósito é a produção de carvão vegetal, item essencial para o fornecimento de energia em diversas indústrias. Com o decorrer dos anos, é notória a evolução de técnicas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • REAÇÕES DE SINTESE e REAÇÕES de DECOMPOSIÇÃO QUIMICAS
  • Reações de Decomposição aplicada a peróxidos
  • Reacoes e analises quimicas
  • Reações químicas e análise quantitativa por via úmida.
  • RELATÓRIO TÉCNICO DE ANÁLISE DOS PROCESSOS DE REAÇÕES QUÍMICAS
  • Trabalho n.º2
  • decomposição
  • Decomposição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!