Reações de Caracterização dos Glicídios

Páginas: 9 (2162 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA - ICET
FARMÁCIA









BIOQUÍMICA
Reações de caracterização dos glicídios






Gabriel P.










Itacoatiara – AM UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA - ICET
FARMÁCIA







BIOQUÍMICA
Reações de caracterização dosglicídios














Itacoatiara – AM
1. Resumo

O experimento realizado no laboratório foi simples, contudo era necessário atenção, para que não ocorresse erros. A fim de identificar glicídios, diferenciar glicídios redutores e realizar hidrólises de di e polissacarídeos. Foram realizados alguns experimentos utilizando reações como, teste de Molisch, reação de Seliwanoff,reação de Lugol e reação de Benedict, além de utilizar também hidróxido de sódio, ácido clorídrico e ácido sulfúrico. Foram observados e anotados os resultados.

2. Introdução

Os glicídios são moléculas orgânicas também conhecidas como carboidratos, sacarídeos ou açúcares, mas apesar desse nome, nem todos têm sabor adocicado. Moléculas orgânicas são aquelas que contêm átomos de carbono ligadoscovalentemente.

As principais funções dos glicídios são:

1. Consistem de fonte de energia: essas moléculas podem ser quebradas/degradadas em reações catabólicas, liberando energia para o funcionamento das células. Normalmente os glicídios estão localizados mais próximos da base nas tradicionais pirâmides alimentares ou pirâmides nutricionais, o que significa que devem ser ingeridos emquantidades maiores que os alimentos ricos em proteínas e os ricos em lipídios.
2. Possuem também função estrutural (fazem parte da estrutura de algo), como a celulose, componente principal das paredes celulares de células vegetais, e a quitina, componente das paredes celulares de fungos e do exoesqueleto dos artrópodes.

Os glicídios podem ser divididos em três tipos principais:

Monossacarídeos:são os glicídios mais simples, constituídos de 3 a 7 átomos de carbono, como a glicose, a frutose e a galactose. O prefixo mono indica que consiste de apenas uma molécula.

Dissacarídeos: formados pela união de dois monossacarídeos. Exemplos:

Sacarose (glicose + frutose): é o açúcar de cozinha.
Lactose (glicose + galactose): presente no leite.
Maltose (glicose + glicose): encontrado nomalte, material utilizado na produção da cerveja, proveniente da dessecação da cevada.

Polissacarídeos: formados pela união de centenas ou milhares de monossacarídeos. Os principais polissacarídeos são o amido, o glicogênio, a celulose e a quitina.

Amido: reserva energética das plantas, constitui parte importante da alimentação humana. Dizer que um polissacarídeo constitui reserva energéticasignifica dizer que as moléculas de monossacarídeos que o constituem são armazenadas nas células ligadas em sequência formando o polissacarídeo.

Glicogênio: reserva energética dos animais.
Celulose: componente das paredes celulares de células de plantas. Pode ser utilizado como alimento por parte de animais em cujos sistemas digestórios se encontram microrganismos simbiontes produtores da enzimacelulase, capaz de digerir a celulose.

Origem dos glicídios: de forma geral, os glicídios que ingerimos são produzidos por organismos autótrofos, como as plantas, fotossintetizantes:

6 CO2 + 12 H2O + Energia luminosa à C6H12O6 + 6 O2 + 6 H2O

A glicose é ingerida por diversos organismos, e convertida novamente em CO2 graças ao processo de respiração celular. O CO2 é então utilizadonovamente pelos autótrofos fotossintetizantes.

Glicídios e obesidade:

Por fim, é importante destacar que o consumo de glicídios em excesso pode levar a um quadro de obesidade, pois, em resumo, para que o organismo irá utilizar as gorduras como fonte energética sendo que há um excesso de glicídios prontamente disponível e que pode ser utilizado de forma mais imediata? Quanto mais doces se come,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • caracterização dos glicidios
  • Caracterização dos Glicídios
  • Reações de caracterização do cátion Ag+
  • Reações de caracterização de lipídeos
  • reações de caracterização dos carboidratos
  • Reações de caracterização dos lipídios
  • Reações de caracterização dos glicidios.doc
  • Reações de caracterização de proteínas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!