Reação Qímica

Páginas: 15 (3610 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
1- RESUMO:
Uma reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Envolve mudanças relacionadas à mudança nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas das espécies reagentes ou ainda na interconversão entre dois tipos de isômeros.Resumidamente, pode-se afirmar que uma reação química é uma transformação da matéria em que pelo menos uma ligação química é criada ou desfeita. Um aspecto importante sobre uma reação química é a conservação da massa e o número de espécies químicas microscópicas (átomos e íons) presentes antes e depois da ocorrência da reação.Com isso, a prática teve como objetivo identificar algumas reações, como de síntese,análise e dupla troca. Para a realização das mesmas, foi utilizado fita de magnésio, óxido de mercúrio (II) e acetato de chumbo Pb(CH3COO)2 0,5 M. Para observarmos a reação de síntese a fita de magnésio foi aquecida na chama de um bico de Bunsen, essa é uma reação química em que dois ou mais reagentes dão origem a um só produto, obedecendo à Lei de Conservação das Massas (Lei de Lavoisier). Estasreações são também conhecidas como reações de composição ou de adição. Já o óxido de mercúrio (II) foi utilizado para a observação da reação de análise ou reação de decomposição, a qual um reagente dá origem a dois ou mais produtos, obedecendo à relação aA → xX + yY. Por fim, o acetato de chumbo Pb(CH3COO)2 0,5 M foi empregado para análise da reação de dupla troca ou reação de metátese, esta éuma reação onde há dois reagentes, ambos compostos gerando dois produtos, sendo que são igualmente dois compostos, permutando entre si dois elementos ou radicais.





2- Objetivos:

- Identificar algumas reações químicas de acordo com o processo envolvido como sendo reações de síntese, analise ou dupla troca.
- Analisar o aspecto quantitativo das reações.
- Observar o mecanismo dereações de diferentes naturezas.
- Aliar os conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores.
















3- Introdução ou descrição teórica:
A Química prima em estudar a matéria e as modificações sofridas por ela. A matéria de um modo geral ao buscar estabilidade se vale de processos denominados reações químicas. Essas reações são estudadas e esquematizadas de forma prática em umaequação química, uma representação daquilo que se observou. Dessa forma, numa equação química aparecem os reagentes, os produtos, os estados físicos de cada substância envolvida e as condições observadas (como a temperatura, a pressão, solventes), além de mostrar, por exemplo, quando há aquecimento ou liberação gasosa entre outros fenômenos. As reações químicas seguem as leis químicas formuladas,tais como a de Antoine Laurent Lavoisier ao afirmar a Conservação da Massa, a de Joseph-Louis Proust ao observar a composição fixa e enunciar a Lei das Proporções Constantes, e a lei química de John Dalton sobre múltiplos de massa na equação. Essas três leis explicam de modo sucinto a necessidade de se balancear uma equação química através dos coeficientes estequiométricos.
Quanto à natureza dasreações químicas segundo à variação do NOX, elas se enquadram em basicamente dois tipos:
* As reações químicas em que há transferência de elétrons, chamadas comumente de reações de oxirredução.
*E as reações em que não há transferência de elétrons.
Quanto à natureza segundo a complexidade as reações químicas se distinguem em:
*Reações de síntese (podem ou não ser de oxirredução).*Reações de análise (podem ou não ser de oxirredução).
*Reações de simples troca (nunca são de oxirredução).
*E as reações de dupla troca (que são sempre de oxirredução).
Em suma, as reações de síntese consistem em transformações em que dois ou mais reagentes resultam em um único produto, enquanto as reações de análise são basicamente o inverso: um reagente se transforma em dois ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Qímica
  • qimica
  • Qímica
  • QIMICA
  • Trabalho de qimica
  • Soluções qímicas
  • Reaçao
  • reaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!