RE: Unidade III - Coesão e Coerência

Páginas: 5 (1072 palavras) Publicado: 25 de abril de 2014

Os resíduos químicos perigosos, são aqueles que apresentam características de reatividade, toxicidade, inflamabilidade e corrosividade,ou seja podem apresentar risco a saúde publica e ao meio ambiente.
O descarte de produtos químicos perigosos deve ser feito de maneira correta, as formas mais comuns de descartes desses resíduos são os aterros de armazenamento, as lagoassuperficiais, o armazenamento em formações geológicas subterrâneas e as injeções em poços.
destinam-se os resíduos considerados perigosos de alta
periculosidade
Aterro Sanitário

Definições
O Aterro Sanitário é um aprimoramento de uma das técnicas mais antigas utilizadas pelo homem para descarte de seus resíduos, que é o aterramento. Modernamente, é uma obra de engenharia que tem como objetivoacomodar no solo resíduos no menor espaço prático possível, causando o menor dano possível ao meio ambiente ou à saúde pública.
Essa técnica consiste basicamente na compactação dos resíduos no solo, na forma de camadas que são periodicamente cobertas com terra ou outro material inerte.
Ainda que sendo o método sanitário mais simples de destinação final de resíduos sólidos urbanos, o aterro sanitárioexige cuidados especiais e técnicas específicas a serem seguidas, desde a seleção e preparo da área até sua operação e monitoramento.
Atualmente, os aterros sanitários vêm sendo severamente criticados porque não têm como objetivo o tratamento ou a reciclagem dos materiais presentes no lixo urbano. De fato, os aterros sanitários são uma forma de armazenamento de lixo no solo, alternativa que nãopode ser considerada a mais indicada, uma vez que os espaços úteis à essa técnica tornam-se cada vez mais escassos. Porém, deve-se considerar que a maioria dos materiais utilizados pelo homem, na realidade, são combinações de várias substâncias trazidas dos mais diferentes pontos do planeta. Assim, recuperar todos os materiais que utilizados é praticamente impossível, seja por motivos de ordemtécnica ou econômica.
Outras questões ainda devem ser consideradas. Os métodos de acondicionamento e coleta adotados pela maioria das cidades resultam na mistura de materiais que dificilmente são separados pelos processos de triagem atualmente utilizados. Como consequência, tanto as “usinas de compostagem” quanto as técnicas de “coleta seletiva” geram rejeitos que, obrigatoriamente, devem serdescartados. Mesmo os incinedadores, que, em tese, reduzem o volume dos resíduos de 5 a 15% do volume original, geram escórias e cinzas que presicam ser descartados em aterros.
Teoricamente, a maioria desses rejeitos também pode ser reciclada. Na prática, não é o que ocorre. Os fatores de ordem técnica e econômica inviabilizam grande parte dos processos deixando como alternativa o descarte em aterro. Nãose pode desprezar também a realidade dos países do terceiro mundo. Nem sempre a comunidade dispõe de recursos suficientes para a implantação e operação de técnicas para o tratamento de seus resíduos.
Desta forma, o aterro sanitário não deve ser considerado como um vilão, ou como uma técnica ultrapassada dentro dos processos de proteção ambiental, mas como a saída atualmemente empregada para odescarte disciplinado de resíduos no solo.
O objetivo principal do aterro sanitário é o de melhorar as condições sanitárias relacionadas aos descartes sólidos urbanos evitando os danos da sua degradação descontrolada. Os aterros podem ser divididos em diferentes tipos:
Aterro convencional: formação de camadas de resíduos compactados, que são sobrepostas acima do nível original do terreno resultandoem configurações típicas de “escada” ou de “troncos de pirâmide”;

Aterro em valas: o uso de trincheiras ou valas visa facilitar a operação do aterramento dos resíduos e a formação das células e camadas; assim sendo, tem-se o preenchimento total da trincheira, que deve devolver ao terreno a sua topografia inicial.
O aterro sanitário deve operar de modo a fornecer proteção ao meio ambiente,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Unidade III
  • RE: " Coesão e Coerência" atividade |||
  • RE: Unidade III
  • RE: Unidade III
  • RE: Unidade III
  • RE: Unidade III
  • RE: Unidade III
  • Coesão e coerência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!