Re-conhecendo seu espaço

Páginas: 24 (5902 palavras) Publicado: 18 de abril de 2011
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

ESTÁGIO CURRICULAR I
PEDAGOGIA
MARLON MOREIRA BARBOSA

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

Virgem da Lapa
2010
MARLON MOREIRA BARBOSA

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

Trabalho apresentado ao Curso (Pedagogia) da ULBRA – Universidade Luterana do Brasil, para o tema: Estágio Curricular I Atividade III: Relatório de atividades
Modulo: 6°

Virgem da Lapa
2010PLANILHA DE REGISTRO DE ATIVIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR I

Nome do aluno: Marlon Moreira Barbosa
Instituição de Ensino/Local do Estágio: Escola Municipal “Professora Diva”
Município: Virgem da Lapa Estado: MG
Nível/Ano/Turma de Estágio e Faixa Etária dos Alunos: pré 05 anos do turno matutino

RELATO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE APORTES TEÓRICOS,CARACTERIZAÇÃO, OBSERVAÇÃO E ENTREVISTA NA TURMA DE ESTÁGIO

Orientações Iniciais

O estágio de licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n° 9394/96. O mesmo faz-se necessário à formação profissional, a fim, de adequar às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar.
O estágio é uma oportunidade de aprendizagem que é proposto ao educando, no qual, omesmo proporciona ao aluno conhecer a realidade da sua futura profissão e fazer reflexões sobre a teoria aprendida na sala de aula e a prática vivenciada no escolar.
O estagio foi realizado na Escola Municipal “Professora Diva”, Virgem da Lapa - MG, durante o período de seis de maio de dois mil e dez a vinte e um de maio de dois mil e dez.

Estudo dos Aportes Teóricos
Quando se trata daeducação das crianças os primeiros anos do desenvolvimento infantil são importantíssimos e servirão de base para a formação do cidadão que seremos/teremos.
Esta etapa da vida é percebida como a fase em que todas as potencialidades devem ser exploradas e trabalhadas para a formação total e harmônica num mundo globalizado e que as transformações ocorrem a cada instante.
Não podemos entender a criança como‘algo’ isolado e sem conhecimento pois, cada um já trás consigo uma experiência acumulada na sua vivencia com o seu núcleo familiar e mesmo da sociedade a qual a mesma está inserida.
O Curso de Pedagogia tem nos oferecido instrumentos teóricos para que possamos desenvolver a criticidade enquanto educadores, e, assim contribuirmos de forma positiva na formação de cidadãos e cidadãs críticos ecríticas.
Primeiramente foi oportunizado conhecer os vários momentos que a Educação Infantil passou (a ‘Escola de Tricô’ com Jean F. Oberlin – França, 1767; ‘Escola Infantil’ com Robert Owen – Escócia, 1816; ‘Jardim da Infância’ com Friedrich Froebel – Alemanha, 1873; ‘Escola Maternal’ com Margaret MacMillan – Inglaterra, início do Sec. XX; o ‘Método Montessori – Casa dei bambini’ com Maria Montessori– Itália, início do Séc. XX e, as ‘Creches’ criadas em Paris, 1844)1 até chegar os dias atuais, com o seu devido reconhecimento.
Tradicionalmente, o contexto mais aceito de desenvolvimento infantil tem sido o ambiente doméstico onde a criança é atendida pela mãe ou por outras figuras familiares. Por isso torna se instigante pensar outro contexto de desenvolvimento para a criança pequena, a creche.Esta instituição tem recebido crescente atenção em nossa sociedade. Cada vez mais mulheres de diferentes camadas sociais estão assumindo trabalho e outras atividades fora de casa – como o estudo, a participação na comunidade – e necessitam de ajuda no cuidado e educação de seus filhos.
Tal necessidade surge e se modifica historicamente de acordo com as transformações das condições sociaisconcretas vividas pelos diferentes grupos sociais. Conhecer a história do aparecimento da creche entre nós poderá auxiliar nos auxiliar a tomar consciência das funções que desempenhamos e das perspectivas que se abrem para as nossas ações hoje.
A história da creche liga-se às modificações dom papel da mulher na sociedade e suas repercussões no âmbito da família, em especial no que diz...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • conheçendo o espaço educativo
  • conhecendo a empresa Espaço Criativo
  • conhecendo e espaço educativo
  • CONHECENDO O ESPAÇO EDUCATIVO COM BASE NO PPP
  • Conhecendo o espaço escolar e o seu papel para a formação de cidadãos.
  • Re conhecendo nosso lugar no Outro Reflex es sobre Antropologia Contempor nea
  • “Topos e Cronotopos – Possibilidades Performáticas de re-criação do espaço escolar”
  • conhecendo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!