RDPM E RCONT - MILITAR

Páginas: 7 (1705 palavras) Publicado: 22 de julho de 2013
R- CONT

O significado da continência e da apresentação individual regendo as relações policiais militares

Mergulhando nas produções disponíveis, verificamos que a continência é a saudação militar e uma das maneiras de manifestar respeito e apreço aos seus superiores, pares, subordinados e símbolos.

A origem da continência segundo Rainer Sousa, graduado em História da Equipe BrasilEscola, remonta a Idade Média quando os cavaleiros ao passarem por membros de mesma condição costumavam levantar o visor de seu elmo em sinal de respeito e amizade, desta maneira ao olhar diretamente para seu próximo, buscava reafirmar a partilha de habilidades e valores com o outro cavaleiro. Com o passar do tempo, esse gesto foi preservado na medida em que o uso de forças militares foi ganhando maiorespaço e importância. Em outros relatos, temos a descrição de outro ritual que também pode ser visto como um precursor da continência militar. Quando se apresentava para o seu superior, o cavaleiro segurava a rédea de seu cavalo com a mão esquerda e levantava a mão direita para demonstrar que estava pronto para participar de um combate.

Desta sorte em tempos atuais, buscamos no Regulamento deContinências, Honras, Sinais de Respeito e Cerimonial Militar das Forças Armadas, instituído pelo Decreto Nº. 2.243, de 03 de junho de 1997 e utilizado pela Polícia Militar do Mato Grosso, a compreensão de tão relevante tema para os militares de maneira geral.

Consultando o referido diploma legal, torna-se cristalina a importância para o militarismo da continência e da apresentação individual,como destaque elencados nas finalidades do regulamento, prestados a determinados símbolos nacionais e às autoridades civis e militares, aplicando-se nas situações diárias da vida castrense e nas relações sociais.

Extrai-se ainda que todo militar, em decorrência de sua condição, obrigações, deveres, direitos e prerrogativas, estabelecidos em toda a legislação militar, deve tratar sempre comrespeito e consideração os seus superiores hierárquicos, como tributo à autoridade de que se acham investidos por lei, onde todas as formas de saudação militar, os sinais de respeito e a correção de atitudes caracterizam, em todas as circunstâncias de tempo e lugar, o espírito de disciplina e de apreço existentes entre os militares, manifestados pela continência, dirigindo-se a eles ou atendendo-os,de modo disciplinado, observando a precedência hierárquica e por outras demonstrações de deferência.

Portanto os sinais regulamentares de respeito e de apreço entre os militares constituem reflexos adquiridos mediante cuidadosa instrução e continuada exigência, sendo que a espontaneidade e a correção dos sinais de respeito são índices seguros do grau de disciplina das corporações militares e daeducação moral e profissional dos seus componentes, sendo obrigatórios em todas as situações.

Em nota escrita - Como surgiu a continência militar? De autoria de Flávio Henrique em 21/12/2010, esse nobre gesto não deve ser confundido como afirmação de superioridade ou para ratificar a condição de inferioridade entre as pessoas.

É sim uma demonstração inequívoca de consideração e o tratamentodevido entre os militares, calcado sobre os valores primordiais da Corporação – hierarquia e disciplina, que devem ser incorporados em cada um desde a vontade em seguir uma carreira espinhosa, difícil e de dedicação, solidificando-se na medida em que os conhecimentos castrenses vão sendo internalizados.

Entendo que se o militar não praticar e cultuar significativos gestos de cordialidade,equiparados aos diversos modelos de cumprimentos (aperto de mão, aceno, abraço e outros) entre os demais membros da sociedade, não conseguiu compreender a vontade do legislador, necessitando assim de uma profunda avaliação do querer ser um verdadeiro militar.

São essas entre outras as diferenças básicas entre as classes, cada uma com suas tradições, impostas àqueles que queiram se integrar e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RCONT
  • Rcont
  • RCONT
  • RCONT
  • rcont
  • RCONT PMAM
  • rcont comentado
  • militar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!