RDE A1 2014 2 SSO2 Formacao Social Economica Politica Do Brasil Tema 1

361 palavras 2 páginas
ROTEIRO DE ESTUDO
Curso:

SERVIÇO SOCIAL

Série:

2ª. Série

Disciplina:

FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL

Professor
EAD:

Maria Clotilde Pires Bastos

Tema 1:

Tema 1: As bases da colonização do Brasil

Conteúdo:

O contexto de formação do Brasil no Atlântico Sul.
O sistema colonial e o comércio internacional: colônia de exploração e colônia de povoamento.
A estrutura do Antigo Sistema Colonial.

Roteiro do
Tema 1

Este tema deve possibilitar que você analise:
O processo de colonização do Brasil como conseqüência do já desenvolvido processo de expansão marítima realizado pelos portugueses durante o século XV.
A colonização portuguesa no Brasil e suas principais características: civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar, submetendo ao domínio e conquista os indígenas.
Os motivos pelos quais os portugueses levaram a cultura da cana-deaçúcar para o Brasil.
Como a utilização da mão de obra escrava africana e o tráfico negreiro neste período se tornou um atrativo empreendimento juntamente com os engenhos de açúcar.
Como a política mercantilista levou os soberanos a fazerem concessões aos empreendedores burgueses e intensificaram a criação de novas manufaturas, defenderam as fabricações nacionais, estipulando, portanto, taxas e medidas proibitivas aos produtos estrangeiros.
A forma como a acumulação primitiva permitiu o desenvolvimento da mecanização, esgotando o sistema colonial em face à industrialização.
Na página 04 do Livro Formação econômica do Brasil, você encontrará uma explicação sobre o “Capitalismo comercial como marca do sentido da nossa colonização” que ilustra o significado da colonização e os reflexos disso na formação econômica, social e cultural do Brasil.
Na página 16 do livro Formação econômica do Brasil, está disponível uma tabela com a população do Brasil em 1819, demonstrando o quantitativo de pessoas livres e escravos no período.
No Caderno de atividade você encontrará a indicação de alguns vídeos que apresentam

Relacionados