RC 418 Completa Mateiras De Capa 41a43

2362 palavras 10 páginas
QUAL LIBERDADE RELIGIOSA
É BOA PARA OS NEGÓCIOS?
“A liberdade religiosa, aliada às demais liberdades públicas e fundamentada na autonomia da consciência individual, contribui indubitavelmente para a pacificação da sociedade. Isso é bom para a nação. No ambiente corporativo também pode gerar bem-estar. A liberdade religiosa pode, portanto, fazer uma nação grande e livre; e uma empresa mais humanizada e lucrativa.”

studos recentemente divulgados pelo Presidente da Religious Freedom & Business Foundation,
Brian J. Grim, comprovam que não apenas a liberdade religiosa é boa para os negócios, mas que, além disso, a ausência dessa liberdade prejudica a atividade empresarial.
Essa relevantíssima e impactante constatação soa, hoje, como novidade aos ouvidos de empresários e até mesmo dos estudiosos das Ciências Sociais e Jurídicas.
Economistas do século XVII, todavia, já haviam chegado às mesmas conclusões. Assim, Hery Parker mostra em seu livro Of a free trade, publicado no ano de 1648, que a liberdade religiosa é condição para a prosperidade comercial.
Para William Petty, a intolerância é um obstáculo aos negócios e também ao enriquecimento das nações. Segundo Petty, o cultivo da liberdade religiosa, neste contexto, contribui para o desenvolvimento de um mundo mais pacífico e tolerante. De fato, essa evidente realidade ficou esquecida por séculos.

FUNDAMENTOS DA LIBERDADE RELIGIOSA
Liberdade religiosa, entretanto, não é expressão de significado único. Resgatar os fundamentos jurídicos é imprescindível para saber qual liberdade religiosa é boa para os negócios. Há duas correntes conflitantes que fundamentam esse direito, conforme o artigo Liberal democracy and the right to religious freedom, publicado recentemente na revista Law Review, da Universidade norte-americana Brigham Young.1 Em síntese, a primeira corrente, amparada pelo pensamento liberal de John Locke, fundamenta a liberdade religiosa no direito de escolha: autonomia da consciência individual. A segunda

Relacionados