RC 418 Completa Mateiras De Capa 32e33

1449 palavras 6 páginas
MATÉRIA DE CAPA

LIBERDADE RELIGIOSA E ECONOMIA
“É interessante notar como, hoje, todas as empresas procuram mostrar, em seus balanços sociais, o que têm feito pelos seus empregados e pelo País, com ampla percepção do conteúdo de todas as Encíclicas que, desde a Rerum Novarum (1890), foram elaboradas pelos pontífices católicos, em clara visão de que a boa imagem da empresa, que trabalha além da mera obtenção de lucros, é positiva para os negócios.”

A

„„ POR IVES GANDRA DA SILVA MARTINS

ordem jurídica é conformada por direitos naturais e positivos. Os primeiros são inerentes ao ser humano e o Estado não os cria. Apenas reconhece. Assim é o direito à vida. Outros são direitos que o Estado cria e, se seu perfil for de Estado
Democrático de Direito, cria-os pelo prisma da vontade popular, através de seus representantes. Assim ocorre com o regime de governo, que pode ser o Parlamentarismo ou Presidencialismo.
A Declaração Universal de Direitos Humanos é uma carta de direitos naturais, cujo grande inspirador foi um jusnaturalista tomista, René Cassin. Quase todos os direitos lá colocados são direitos naturais, inerentes ao ser humano. Quando o Estado não os respeita, transforma-se em um Estado autoritário, quando não, em uma ditadura.
Os direitos naturais são próprios de todas as grandes religiões, que reconhecem na vida humana um dom outorgado por Deus às suas criaturas.
A evolução da humanidade, a partir da percepção da obra do Criador, sai da religião intuitiva do homem primitivo, para aquela em que reconhece, no universo, a mão de Deus.
O “Big Bang”, que os cientistas descobriram como sendo a origem do Universo no século passado, há milênios, os judeus já sabiam que ocorrera, lendo o Gênesis do Velho
Testamento, quando o Senhor disse “fiat de lux”, faça-se a luz, e gerou o Universo conhecido.
Há uma busca incessante do homem por Deus e, quando nega o Deus verdadeiro, apega-se a outros “deuses” que passam a comandar a sua vida, como poder, sexo e dinheiro.
No pior

Relacionados