Rbalho

317 palavras 2 páginas
-------------------------------------------------
Exercício - Pesquisa sobre Henry Ford (1863-1947).

A Revolução Industrial procurou tirar proveito da economia de escala com novas formas de organização e gerência. A eficiência passa a depender tanto da especialização quanto da uniformidade e padronização. O taylorismo (Taylor) e o fordismo (Ford) constituíram-se em expressões fundamentais da modernidade no sistema produtivo. Surgem a racionalidade calculada, a precisão e a otimização do tempo para garantir a eficiência uniforme da produção em massa. Previa-se a acentuação da especialização do trabalho e da mecanização: as máquinas substituiriam os trabalhadores, e os problemas humanos no trabalho praticamente desapareceriam. Entretanto, a padronização e a massificação levaram a uma maior exploração e alienação dos trabalhadores; o trabalhador viu-se alienado de sua própria humanidade, sem controle de sua atividade produtiva e explorado por uma motivação insaciável de lucro.

Realizar pesquisa completa sobre Henry Ford e após elaborar o texto sobre a pesquisa, responder:

1- Quanto da biografia inicial de Ford pode ter influído um seu desempenho futuro como empresário?
2- Quais suas contribuições para o desenvolvimento da Administração?
3- Qual sua ideia no que dizia respeito ao consumidor?
4- A que pode ser atribuída a alta eficácia obtida por Ford na produção de automóveis? Qual a grande novidade por ele introduzida?
5- Que consequências pode ter para uma organização, mergulhada em uma sociedade de mercado, um slogan do tipo "abundancia para todos" ("plenty for all")?
6- Qual a lógica de Ford ao pagar a seus empregados salários significativamente superiores aos da concorrência?
7- Estamos no início do século XX, na época em que Ford fundou sua empresa. Como você agiria se estivesse no lugar dele, com os conhecimentos que você detém, hoje?
8- Quais as consequências da padronização e da massificação?
9- Como seria o mundo organizacional e social sem

Relacionados

  • A Hist Ria Moderna E A Sala De Aula
    724 palavras | 3 páginas
  • temperatura de ebulição da água
    1278 palavras | 6 páginas
  • Psicologia
    182503 palavras | 731 páginas