RAÇA ETINA E LEI 10 63/03

470 palavras 2 páginas
• RACISMO, RAÇA, ETNIA, E A LEI 10.63/03

Racismo é a certeza de alguém sobre a superioridade de determinada raça, baseando-se em diferentes motivações em geral as características físicas e outros traços do comportamento humano.
Primeiro devemos lembrar que existe uma grande diferença entre raça e etnia.
A raça é um conceito usado para categorizar diferentes populações e suas características físicas, e comum também falar-se de raças de cães e até mesmo de outros animais.
Já a etnia representa a consciência de um grupo de pessoas que tem uma uniformidade cultural, as mesmas tradições, conhecimentos, técnicas, habilidades, língua e comportamento.

LEI No 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003. Essa lei garante o ensino de História das Culturas Africanas e Afro-Brasileiras nas escolas do país esse foi um importante passo na luta contra o racismo e a discriminação.

• HISTÓRIA DA ÁFRICA: UM CONTINENTE MULTICULTURAL

Conhecemos a África como um país sub desenvolvido, onde os recursos básicos para sobrevivência é escarço apesar de toda sua pobreza e carência mais apesar de toda dificuldade sua cultura é vasta e grande.
A África é um grande continente possuidor de mais de 50 países os aspectos culturais possuem um conteúdo amplo que se alastrou para outros pontos do mundo abrangendo principalmente a música, a dança, a pintura, a literatura e suas mitologias africanas e a as esculturas. Não podendo esquecer da variedade linguística somam-se segundo estudiosos uma quantidade de aproximadamente 1000 idiomas originadas da África e da Europa. Essa variedade se misturou com várias culturas tornando os africanos, indígena mercadoria e como animais eram transportados para outros países tornando-se escravos.

• PANORAMA GERAL DA HISTÓRIA E SOCIEDADE DOS POVOS INDÍGENA DO BRASIL/ HISTÓRIA AFRO-DIASPÓRICA: O NEGRO COMO CAPITÃO ECONÔMICO
Segundo a história afirma-se que antes da chegada dos europeus à América havia aproximadamente 100 milhões de índios no continente. Só em

Relacionados