RAZÃO E FINALIDADE DO PROFESSOR ANALIZAR SUAS AULAS.

1243 palavras 5 páginas
RAZÃO E FINALIDADE DO PROFESSOR ANALIZAR SUAS AULAS.
O presente trabalho tem como objetivo analisar qual razão e finalidade do professor planejar suas aulas, sabendo que para educar, é necessário de um suporte que vá além dos significados e conteúdos de diferentes disciplinas. Isso só será possível realmente se a profissão de educar/ensinar estiver de acordo com atitudes éticas abertas à ação e a reflexão sobre o que realizamos no nosso dia a dia na escola. Para responder as novas demandas e exigências da educação, precisamos de estratégias, habilidades e procedimentos que respondam na prática as novas necessidades e expectativas da educação.
Percebe-se que o planejamento escolar é um guia de orientação para o planejamento do processo de ensino. Os professores precisam ter em mãos esse plano abrangente, não só para uma orientação do seu trabalho, mas para garantir a unidade teórico-metodológica das atividades escolares. Portanto, essa modalidade de planejar constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares.
Planejar, em sentido amplo, é um processo que "visa a dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que apontem para sua superação, de modo a atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro".
Entretanto, sabemos que a escola é um meio pelo qual podemos alcançar objetivos que envolvam toda a sociedade, para tanto é preciso que a mesma seja democrática, inclusiva, participativa, qualificada, dinâmica e organizada. Portanto, um processo pedagógico de qualidade garante que os alunos sejam atendidas em suas necessidades (brincar, criar, aprender), e que o trabalho seja planejado e acompanhado pelos educadores, visando contribuir para uma prática profissional mais segura e condizente com as necessidades de cada educando. Se construirmos uma

Relacionados

  • Uma leitura de joao cabral de melo neto
    119806 palavras | 480 páginas