razao filoofica

2478 palavras 10 páginas
RAZÃO FILOSÓFICA
A razão é a melhor maneira de organizar a realidade para que ela se torne compreensível. A razão ordena o nosso pensamento e deve ordenar nossas ações. Todo ser humano é racional, embora muitas vezes deixe a razão de lado e use as emoções, o que pode ser prejudicial (ex: xingar alguém alguém num momento de raiva ou até matar).
Algumas atitudes descritas abaixo podem prejudicar nossa atitude racional (não significa que são erradas, mas podem nos impedir de pensar com liberdade suficiente para chegar a uma verdade): a- SENSO COMUM: baseia-se na vivência espontânea da vida e é usado desde o surgimento do homem. É o saber adquirido através de experiências vividas ou ouvidas do cotidiano. Engloba costumes, hábitos, tradições, normas, éticas e tudo aquilo que se necessita para tentar viver bem. Não é sistematizado, não usa de procedimentos metodológicos nem é um conhecimento aprofundado, o que resulta em um saber que também é chamado de vulgar.
No senso comum não é necessário que haja um parecer científico para que se comprove o que é dito; é um saber informal que engloba até opiniões, estereótipos e preconceitos. É um saber imediato, subjetivo, heterogêneo e acrítico, pois se conforma com o que é dito. Por outro lado, até a ciência precisa do senso comum: um exemplo disso é o conhecimento que índios e caboclos possuem a respeito das propriedades de plantas e animais das florestas. Os cientistas precisam dessas informações para aprofundarem suas pesquisas. Outros exemplos da importância do senso comum é que ele, ao longo da história, foi o único meio de aprendizado e sobrevivência para grande parte da humanidade. Exemplos: o conhecimento dos simples pescadores, agricultores, cozinheiras, pedreiros, etc.
O lado ruim do senso comum é que nele reside algumas das piores atitudes e comportamentos do ser humano tais como o racismo, homofobia, machismo, bullying, etc. b- Emoções, sentimentos, paixões: somos seres emocionais e ninguém é desprovido

Relacionados

  • Filosofia
    2600 palavras | 11 páginas
  • FILOSOFIA
    4892 palavras | 20 páginas