Razão

Páginas: 3 (580 palavras) Publicado: 11 de março de 2014
 A ATIVIDADE RACIONAL E SUAS MODALIDADES
     A filosofia distingue duas grandes modalidades da atividade racional, realizadas pela razão subjetiva ou pelo sujeito doconhecimento: a intuição (ou razão intuitiva) e o raciocínio (ou razão discursiva).
     A atividade racional discursiva, como a própria palavra indica, discorre, percorre uma realidade ou um objetopara chegar a conhecê-lo, isto é, realiza vários atos de conhecimento até conseguir captá-lo.
     A razão intuitiva ou intuição, ao contrário, consiste num único ato do espírito, que, de uma sóvez, capta por inteiro e completamente o objeto.


                                                          A INTUIÇÃO


     A intuição é uma compreensão global e instantânea de uma verdade, deum objeto, de um fato. É um ato intelectual de discernimento e compreensão.
     A intuição racional pode ser de dois tipos: intuição sensível ou empírica e intuição intelectual.
     A intuiçãosensível ou empírica é o conhecimento que temos a todo momento de nossa vida.
     A intuição empírica é o conhecimento direto e imediato das qualidades sensíveis do objeto externo: cores, sabores,odores, paladares, texturas, dimensões, distâncias.
     A intuição sensível ou empírica é psicológica, isto é, refere-se aos estados ou sujeito do conhecimento enquanto um ser corporal e psíquicoindividual _ sensações, lembranças, imagens, sentimentos, desejos e percepções são exclusivamente pessoais.
     A intuição intelectual difere da sensível justamente por sua universalidade e necessidade.     A intuição intelectual é o conhecimento direto e imediato dos princípios da razão (identidade, contradição, terceiro excluído, razão suficiente), das relações necessárias entre os seres ou entre asidéias, da verdade de uma idéia ou de um ser.
     
                                                        A DEDUÇÃO


     Dedução e indução são procedimentos racionais que nos levam do já...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • razão
  • A razão
  • Razão
  • razao
  • Razão
  • Razão
  • razão
  • Razão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!