razão x fé, filosofia da ciência e filosofia política

Páginas: 5 (1160 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Razão x Fé
A fé acima de tudo foi muito difundia durante a idade média por filósofos como Agostinho e Tomás de Aquino, nos quais a igreja deveria estar acima de tudo e nenhuma tolerância deveria haver aos hereges. Mesmo com a reforma protestante promovida por Lutero e impulsionada por Calvino, a fé era totalmente desprovida de razão.
A partir do século XVII, houve um intenso movimentoconhecido como Iluminismo, que pretendia explicar tudo racionalmente, em detrimento do fanatismo da fé existente até então. A figura da deusa da razão declarava que a única divindade a ser reconhecida seria apenas a razão.
O ateísmo foi promovido por filósofos como Francis Bacon, David Hume, Diderot, Voltaire e Comte, que criticavam a religião ao exaltar a razão e ao alegar que a filosofia era superior ateologia, sendo a ciência que deveria buscar os fatos verdadeiros.
A consequência desse movimento foi a revolução francesa, assim como sua influência no mundo contemporâneo, onde o humanismo, a relatividade, o ceticismo e o subjetivismo que resultaram no individualismo presente na sociedade ocidental.
O uso da razão foi, sem dúvida, um grande impulsionador do desenvolvimento da humanidade emtodas as áreas do conhecimento. No entanto, nem sempre a razão pode explicar tudo, há questionamentos que o cérebro humano não pode explicar, mas isso não significa que eles não devem ser feitos. Fé e razão devem estar equilibradas e caminham juntas para o ser humano entender a si mesmo e mundo que o cerca.

“Filosofia da ciência”
A filosofia da ciência estuda criticamente os fundamentos daciência.Esta, por sua vez, tem o objetivo compreender como funcionam o Universo e a natureza através da acumulação, sistematização, generalização e clarificação das experiências, buscando fornecer explicações gerais e podendo mudar com o tempo, pelo aperfeiçoamento do conhecimento, estando sujeita a revisão ou substituição.
Há alguns mitos que envolvem a ciência. O cientificismo é a crença de que aciência seria uma forma perfeita de conhecimento. O mito do especialista idolatra os detentores do saber científico. Acreditava-se que apenas a ciência era capaz de proporcionar um progresso contínuo na sociedade. Porém, tudo isso foi comprovado não ser verdadeiro, demonstrando as limitações da ciência.
Também foi possível constatar que, apesar de da subjetividade não ser aceita, não háneutralidade na ciência. Isso porque o cientista sofre influências externas, voluntárias ou não, que afetam sua pesquisa, pois todo ser humano é fruto de sua época, cultura e sociedade.
Fundador da ciência moderna, Francis Bacon criticou a ciência antiga e medieval, tendo como objetivo permitir ao ser humano dominar a natureza. Descartes, autor da famosa frase “penso, logo existo”,afirmava que tudo deve questionado e analisado pela razão.
Bachelard apresentou a ciência como um corpo de verdades que aumenta gradualmente. Para ele, o conhecimento se desenvolve mediante rupturas metodológicas e conceituais, assim como Kuhn, que por sua vez se opõe a Popper, ao negar que a ciência se desenvolve com base no principio da refutabilidade, no qual a teoria importa mais que suasexplicações e justificativas. Há também o princípio da verificabilidade, desenvolvido por Popper, onde as experiências são verdadeiras enquanto puderem ser exprimidas.
Atualmente o estudo da filosofia da ciência tem sido de extrema importância, principalmente com as novas descobertas que nos fazem refletir sobre ética, moral e debater sobre até que ponto a ciência beneficia a sociedade. É comum odebate a respeito do aborto seguro, da prolongação da vida em pessoas no estado vegetativo, a bioética, que envolve testes em animais, seres transgênicos, mistura de genes, por exemplo são indagações a respeito de até que ponto podemos ir com a ciência para satisfazer os desejos humanos em relação ao progresso.

Filosofia Política



A palavra política vem do termo grego...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fe X Razao Filosofia
  • Filosofia x ciencia politica
  • Filosofia política x ciência política
  • ciencia politica x filosofia politica
  • Filosofia x Razão
  • O papela da filosofia no conflito entre a fé e a razão
  • Fe versos razão cristianismo e filosofia
  • Filosofia politica e ciencia politica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!