Razão e finalidade do professor planejar suas aulas

Páginas: 8 (1871 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2014
Razão e Finalidade do Professor Planejar Suas Aulas
A atividade proposta foi a realização de uma análise crítica sobre duas charges utilizadas na prova do ENADE nos anos de 2008 e 2011.
A primeira charge de Mafalda mostra numa sala de aula onde a professora escreve no quadro uma frase que para os alunos não apresenta nenhum sentido. Isso se dá muitas vezes no nosso dia a dia, onde osprofessores transmitem seus conhecimentos de forma mecânica, sem explicar o porque do assunto, e os alunos acabam crescendo de forma alienada, simplesmente meros ouvintes, sem ter a capacidade de desenvolver seus questionamentos.
Os ensinos transmitidos em sala precisam ser levados para além dela, o professor deverá sempre que possível fazer uma conexão com o dia a dia dos alunos para que eles possamrelacionar os assuntos com a sua vida, despertando assim para a importância do estudar. Deverá ser observado as características dos alunos para assim poder atender as sua necessidades
Na segunda charge, a do Menino Maluquinho, Ziraldo apresenta-nos uma situação corriqueira, onde o pai do Menino Maluquinho o pergunta como foi a seu dia na escola. Ele responde que brincou e sorriu muito, então o paiindaga; Mas o que você aprendeu? Ele responde: Só o tempo dirá.
É uma conseqüência de uma vida escolar onde o aluno não entende os assuntos, ou mesmo não sabem o porquê de está estudando aquele assunto, qual a importância que o mesmo possui. Muitas vezes o educador esquece que o conhecimento é uma construção diária, ou ainda uma conseqüência das desculpas dadas por alguns professores parajustificar a ministração de determinados assuntos, os quais eles desconhecem a importância.
As duas charges tem uma importante ligação, pois mostra que a segunda é uma conseqüência da primeira. Quando o aluno é formado sem saber o porquê de estudar determinados assuntos, ele lá na frente apenas reproduzirá o que viu e não explicará o que entendeu, não será capaz de explicar ou relacionar o assunto com oseu cotidiano.
O planejar foi uma realidade que sempre acompanhou a trajetória histórica da humanidade. O homem sempre pensou suas ações, embora não soubesse que deste modo estaria planejando. Ele pensa sobre o que fez, o que deixou de fazer, sobre o que está fazendo e o que pretende fazer no futuro; ele usa sua razão, sempre imagina o que pretende fazer, ou seja, suas ações. O ato de imaginar,pensar, não deixa de ser uma forma de planejamento
No caso do planejamento educacional são várias as definições, sendo que cada autor procura descrevê-lo sob sua própria visão.
Segundo Martinez e Oliveira (1997, p. 11):
Entende-se por planejamento um processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego dos meios materiais e dos recursos humanos disponíveis a fim de alcançarobjetivos concretos em prazos determinados e em etapas definidas a partir do conhecimento e avaliação cientifica da situação original.
Para Menegola e Sant’Anna (2001, p. 25):
Planejar o processo educativo é planejar o indefinido, porque educação não é o processo, cujos resultados podem ser totalmente pré-definidos, determinados ou pré-escolhidos, como se fossem produtos de correntes de uma açãopuramente mecânica e impensável. Devemos, pois, planejar a ação educativa para o homem não impondo-lhe diretrizes que o alheiem. Permitindo, com isso, que a educação, ajude o homem a ser criador de sua história.
Para Moretto (2007), planejar é organizar ações. Essa é uma definição simples mas que mostra uma dimensão da importância do ato de planejar, uma vez que o planejamento deve existir parafacilitar o trabalho tanto do professor como do aluno. O planejamento deve ser uma organização das idéias e informações.
Dentro o contexto educativo o planejamento não pode ser visto/ considerado uma forma de aprisionar os sujeitos que dele participam, segundo UNESCO (1971) o ato de planejar não e a ação milagrosa para os eventuais problemas de ensino e aprendizagem, entretanto sem ele a atividade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Razão e Finalidade do Professor Planejar Suas Aulas
  • razão e finalidade do porfessor planejar suas aulas
  • RAZÃO E FINALIDADE DO PROFESSOR ANALIZAR SUAS AULAS.
  • Importância de planejar a aula
  • Aula Professor
  • Dicas ao planejar as aulas de Filosofia com Crianças
  • A didática do professor em sala de aula
  • o papel do professor em sala de aula

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!