Razão instrumental e o seu criador

Páginas: 2 (478 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
A razão instrumental
Razão instrumental é um conceito reconhecido no pensamento filosófico e cientifico desenvolvido por Max Horkheimer sendo o primeiro a formular conceitualmente através dosurgimento da teoria critica juntamente com Adorno.
O conceito de razão instrumental é sobremaneira relevante na obra de Habermas como critica ao cientificismo e ao positivismo, porque somente umarazão com um fim em si mesma tem por característica a verdadeira racionalidade, sendo razões como meios para determinados fins, uma racionalidade subordinada de certa forma alienada, de certa formatoda ela tem um objetivo implícito, no âmbito da manipulação ou do interesse, caracterizando-a como uma prática instrumental. A racionalidade instrumental define-se por ser estritamente formal. Nãoimportam os conteúdos das ideias e dos princípios que possam ser considerados racionais, mas a forma como essas ideias e princípios podem ser utilizados para a obtenção de um fim qualquer. Ou seja, aracionalidade instrumental, formal caracteriza-se, antes de tudo, pela relação entre meios e fins.
Max Horkheimer
Filósofo alemão nascido em Stuttgart, Alemanha, principal pensador da teoriacrítica na década que precedeu a II Guerra Mundial. Como todos os intelectuais da Escola de Frankfurt, era judeu de origem, filho de um rido industrial fabricante de têxteis, Mortitz Horkheimer, e estavadestinado a dar continuidade aos negócios paternos, onde chegou a trabalhar (1916-1918). Cursou o Gymnasium em Handelslehre (1911-1915) e estudou psicologia e filosofia em München, Freiburg im Breisgau eem Frankfurt/Main (1919-1922). Influenciado por seu amigo Friedrich Pollock, decidiu dedicar-se à filosofia e associou-se (1923), juntamente com Theodor Adorno, à criação do Instituto de PesquisasSociais, dedicado à pesquisa interdisciplinar entre filósofos, sociólogos, estetas, economistas e psicólogos, mais conhecido pelo nome de Escola de Frankfurt e do qual se tornaria diretor (1931)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Razão Instrumental
  • Razão instrumental
  • A razão instrumental
  • A Razão Instrumental
  • Razão Instrumental
  • Razão instrumental
  • razão instrumental
  • O IDEAL CIENTÍFICO E A RAZÃO INSTRUMENTAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!