Raymond aron

Páginas: 4 (753 palavras) Publicado: 4 de junho de 2013
Raymond Aron (1905 – 1983)
Biografia
Raymond Aron nasceu na França em 1905, filho de um jurista judeu, iniciou sua carreira dando aula na Universidade de Toulouse, até que houve o surgimento eentão o ápice da Segunda Guerra Mundial, quando fora indicado à carreira militar pelas forças aéreas francesas. Porém, com a queda do país diante a batalha, Aron se instalou em Londres voltou-se aojornalismo, se tornando responsável pela edição de um jornal nacional francês. De volta a seu país de origem, a França, Raymond Aron partiu para a carreira acadêmica, se tornando professor da UniversidadeSorbonne.
A relação de Aron com o Movimento Estudantil na França em 1968 foi de reprovação: o professor criticou e foi contra ao extremo aos revolucionários da época, uma vez que esses, para oprofessor e jornalista, ao criarem o movimento, criticavam a posição da burguesia e defendiam o uso de drogas e a homossexualidade.
Desde 1947, Aron fora um jornalista de um jornal chamado Le Figaro, eassim o foi por 30 anos, até que em 77 resolveu tomar outro rumo em sua carreira e trabalhar como colunista politico em outra empresa informativa: L’Express.
Durante essa época, juntamente com suacarreira jornalística, Aron lecionou no Collége de France (Colégio da França).
Sustentava um humanismo frequentemente confrontado com o existencialismo marxista. Fora consagrado, e teve a honra e aadmiração de quem acompanhava suas obras no meio social. Entre os seus trabalhos mais influentes estão L'Opium des intellectuels ("O ópio dos intelectuais"), de 1955, que criticava o esquerdismo, argumentandoser esse estilo politico um estilo fraco, e as tendências totalitárias dos regimes marxistas.
Nessa mesma obra, atacou Marx, e defendeu o neocapitalismo americano em diversas outras. O neocapitalismoamericano pode ser compreendido como um novo capitalismo, reajustado especificamente para que evitar problemas e excessos presentes no original e regulado de acordo com o que fora necessário no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Raymond aron
  • Karl marx
  • sociedade industrial raymond aron
  • Classe Social em Raymond Aron
  • Aron Raymond as 18 lições
  • Max Weber
  • Karl marx segundo raymond aron
  • Fichamento da obra As Etapas do Pensamento Sociológico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!