Rayana R Da Silveira TDE

293 palavras 2 páginas
Rayana R. da Silveira - Psicologia (Noturno) Turma A - Anatomia Humana

As Diferenças Entre Os Tipos de Vértebras
As 7 primeiras vértebras, que formam a coluna cervical da espinha, no pescoço são as mais finas e delicadas, são responsáveis pela flexibilidade do pescoço. A primeira vértebra cervical é a C1, também nomeada de
'atlas', da suporte ao crânio. A segunda vértebra cervical C2, também conhecida como 'áxis', permite que o crânio e a atlas girem para direita e esquerda. Em geral apresentam processo espinhal bífido e horizontalizado e seus processo transversos possuem forames transversos (passagem de artérias e veias vertebrais).
Seguido das vértebras cervicais temos 12 vértebras torácicas, localizadas na região do peito e formam a coluna torácica, elas são mais largas e fortes que as vértebras cervicais, mas são menos flexíveis. Cada uma das vértebras torácicas formam juntas com um par de nervos e assim formam a caixa torácica resistente que protege os órgãos do peito. O processo espinhoso não é bifurcado e se apresenta descendente e pontiagudo. As vértebras torácicas se articulam com as costelas, sendo que as superfícies articulares dessas vértebras são chamadas fóveas e hemi-fóveas. As fóveas podem estar localizadas no corpo vertebral, pedículo ou nos processos transversos. Logo abaixo das vértebras cervicais estão as 5 vértebras lombares, que formam a região da coluna lombar, elas são ainda mais largas e fortes que as vértebras cervicais, porém são mais flexíveis devido a quantidade de nervos na região lombar ser menor, elas devem ser mais fortes em relação as outras vértebras porque suportam todo o peso da parte superior do corpo.
O processo espinhal não é bifurcado, além de estar disposto em posição horizontal. Pode ser diferenciado também por não apresentar forame no processo transverso e nem a fóvea costal.

Relacionados

  • Simp Sio BECN 2014
    129822 palavras | 520 páginas