ray_trabalhos

7726 palavras 31 páginas
O conceito de cultura
1. O que a sociologia entende por cultura?
Para sobreviver, as pessoas relacionam-se umas com as outras e, juntas, transformam a natureza, isto é, fazem tudo aquilo de que necessitam. Por exemplo: sabemos que para sobreviver razoavelmente é preciso ter alimentação, moradia, roupas, etc. Todas estas coisas de que necessitamos recebem um nome: bens de consumo.
Podemos, então, definir bens de consumo como sendo tudo aquilo que as pessoas fazem para facilitar seu modo de vida.
Nos tempos primitivos, as pessoas sentiam fome e satisfaziam esta necessidade caçando animais. No entanto, para caçar, faziam machados, lanças e outros tipos de ferramentas. Ao fazerem suas atividades e ao desenvolverem um modo de vida, as pessoas faziam cultura. Ao contrário do que muita gente pensa, cultura não é ser educado, inteligente:
Cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana é, por isso, envolve todas as dimensões do ser humano: Suas crenças, artes, tecnologia, instituições...
É comum ouvirmos na rua expressões do tipo "ele não estudou, por isso não tem cultura" ou "fazem aquele serviço porque não tem cultura". Nada mais falso do que tais opiniões, pois, como cultura é o resultado de toda a criação humana, ela pertence a toda a sociedade e faz parte dela. Todos possuem uma concepção de vida, tem uma opinião sobre o que acontece na sociedade. Todos participam da vida em sociedade e desenvolvem uma atividade para suprir suas necessidades.
A mais simples das profissões envolve sempre um mínimo de técnica, de conhecimento, é útil a alguém; portanto, todos os seres humanos, ao desenvolverem uma atividade qualquer fazem cultura.
Assim, a dona-de-casa, ao cozinhar faz cultura; também o lavrador, ao trabalhar a terra; o operário, ao fazer o carro; o estudante, o índio, todos realizam cultura a partir do momento em que suas atividades nascem das necessidades, e, para satisfazê-las, eles passam a se relacionar entre si. Juntos,

Relacionados