Raul Pompeia Parte1

634 palavras 3 páginas
Raul d’Ávila Pompeia foi um grande escritor brasileiro que apronfundou o realismo ainda menino mudou-se com a família para o Rio de janeiro. Estudando no colégio Abilo, foi um aluno estudioso, desenhista caricaturista. Na época redigia o jornalzinho ‘O Archote’, prosseguiu seus estudos no colégio Pedro II e publicou em 1880 seu primeiro romance uma tragédia no amazonas. Em 1881 matriculou na Faculdade de direito da Universidade de São Paulo, p

Ainda menino, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro. Matriculado no colégio Abílio, distinguiu-se como aluno estudioso e desenhista caricaturista. Na época, redigia o jornalzinho "O Archote". Prosseguiu seus estudos no Colégio Pedro IIe publicou em 1880 seu primeiro romance, Uma tragédia no Amazonas. Em 1881, matriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, participando das correntes de vanguarda, materialistas e positivistas, que visavam fundamentalmente à abolição da escravatura e à República.
Ligou-se a Luís Gama e participou intensamente das agitações estudantis. Paralelamente, iniciou a publicação, no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro, dos poemas em prosa Canções sem Metro. Termina o curso de Direito na Faculdade de Direito de Recife, para onde se transferiu, juntamente com noventa colegas, provavelmente em consequência da defesa dos ideais abolicionistas e republicanos. De volta ao Rio de Janeiro, iniciou-se no jornalismo profissional escrevendo crônicas, folhetins, contos. Integrava as rodas boêmias e intelectuais, e, aos poucos, impôs-se como escritor.
Em 1888, deu início à publicação de um folhetim na Gazeta de Notícias e no mesmo ano publicou o romance O Ateneu, uma "crônica de saudades", que lhe deu a consagração definitiva como escritor. Raul Pompéia dedicou-se ao jornalismo, escrevendo crônicas, artigos, contos e folhetins. Sua principal obra foi “O Ateneu”, romance autobiográfico lançado no ano de 1888.
Raul D’Ávila Pompéia nasceu em 12 de abril de 1863 em Angra dos Reis (RJ).

Relacionados