Rastreabilidade

Páginas: 5 (1123 palavras) Publicado: 16 de junho de 2015
Rastreabilidade:
Definição e regras de rastreabilidade
Legislação aplicável
Importância para a Segurança Alimentar
Aplicações na Industria de Alimentos (exemplos)
Definição
A rastreabilidade é a capacidade para localizar qualquer alimento, ração, animal ou substância que será utilizada para consumo através de todas as fases de produção, processamento e distribuição.
No caso de qualquerincidente, a rastreabilidade permite a identificação e a retirada do mercado do alimento que não se encontra conforme. Caso o alimento não tenha ainda chegado ao consumidor, efetua-se retirada comercial, que inclui a notificação do consumidor dentro das lojas e comunicados de imprensa.
A rastreabilidade e a retirada do produto são importantes dados que permitem que o comércio alimentar respondarapidamente aos incidentes que colocam em causa a segurança/qualidade alimentar, assegurando-se, desta forma, a prevenção ou minimização da exposição dos consumidores ao produto afetado. Um bom sistema de rastreabilidade assegura que a remoção se limita aos produtos afetados, minimizando, assim, a interrupção do comércio e o prejuízo financeiro das empresas. 

Os problemas recentes relacionados com asubstituição não declarada de carne de cavalo nos produtos de origem bovina, reforçou a importância dos sistemas de rastreabilidade na identificação da fonte das atividades fraudulentas. Isto é essencial para assegurar que estas atividades, que são efetuadas por uma minoria, não prejudicam a proteção e a confiança do consumidor e a integridade da maioria da cadeia alimentar.


Regras paraRastreabilidade
O tipo de sistema de rastreabilidade implementado pode variar de negócio para negócio; contudo, o objetivo geral é incorporar tanto os requisitos legais, como os requisitos voluntários (isto é, rastreabilidade interna). 

Estes sistemas podem ser tão simples quanto registar os códigos dos lotes dos ingredientes em todas as fases do processo de produção ou tão sofisticados quanto informatizaros códigos de barras para localizar e controlar o movimento dos ingredientes e dos produtos acabados. Muitas empresas da Indústria Alimentar desenvolveram estes sistemas e recorrem a códigos de boas práticas ou a normas voluntárias - como a ISO 22005:2007, para reforçar os requisitos mínimos de rastreabilidade.
Adicional
Os sistemas de rastreabilidade continuam a desenvolver-se e a melhorar comos avanços da tecnologia – por exemplo, os códigos de barras, a sincronização da informação global e os testes de autenticidade dos alimentos. Associado à melhoria da tecnologia, decorre um processo contínuo de alteração e reforço da legislação relativa aos controlos da segurança alimentar. Isto permitirá que quer as autoridades, quer a indústria alimentar identifiquem, de forma rápida e isolada,alimentos não seguros, minimizando a exposição dos consumidores a futuros incidentes alimentares.

Legislação
O Regulamento 178/2002, que estabelece os princípios gerais e os requisitos da legislação alimentar, exige que cada empresa europeia alimentar ou de rações e também aquelas que importam alimentos/rações para a Europa, implemente um sistema de rastreabilidade. 

Todas as empresas dealimentos/rações devem ser capazes de identificar a origem das suas matérias-primas (por exemplo, ingredientes e embalagens) e para onde vão ou foram os seus produtos; isto é, devem ser capazes de identificar um passo atrás e um passo à frente da cadeira alimentar. No entanto, este passo “à frente”, não se aplica ao comércio que vende diretamente ao consumidor final.

Adicionalmente, existem tambémrequisitos legais para se manterem registros, aplicar informação de rastreabilidade aos produtos e/ou documentos e fornecer esta informação à autoridade competente sempre que solicitado. Existe ainda legislação específica para diferentes setores de atividade, incluindo frutos e vegetais, sementes germinadas, peixe, mel, azeite, organismos geneticamente modificados e animais.

Não existem requisitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rastreabilidade
  • Rastreabilidade
  • Rastreabilidade
  • A rastreabilidade de carnes
  • Matriz de rastreabilidade
  • Geolocaliza o e Rastreabilidade
  • Rastreabilidade em Cores
  • Rastreabilidade e recall

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!