Rastrabilidade e Inovação Tecnologica em Cadeias Produtivas na Industria Automobilistica

3631 palavras 15 páginas
RASTREABILIDADE E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM
CADEIAS PRODUTIVAS NA INDÚSTRIA
AUTOMOBILÍSTICA1
2

Alexandre Rodizio Bento
3
Gilson Paulillo

Resumo
A indústria automotiva tem papel de destaque no mercado global, onde a concorrência no setor é intensa e caracteriza produtos com ciclos de vida cada vez menores. Neste cenário, a utilização da inovação tecnológica é primordial para reduzir custos, aumentar o lucro, diminuir ciclos de vida e, consequentemente, garantir a qualidade e a satisfação do cliente. A rastreabilidade é uma das ferramentas de suporte e inovação e é fortemente utilizada no setor automotivo. Esta permite que fornecedores consigam rastrear em tempo real seus produtos, aumentar a qualidade e diminuir o retrabalho.
Além disso, nos casos de recall, o valor gasto para encontrar o lote defeituoso é diminuído, a segurança preservada e a satisfação do cliente mantida. Este trabalho discute os modelos e tipos de rastreabilidade usados no setor automotivo e o papel da inovação tecnológica como suporte a esses modelos. Apresenta-se um caso real aplicado no setor, onde a inovação apresentou ganhos de produtividade e qualidade.
Neste, realiza-se uma análise da rastreabilidade de processos de manufatura mecânica e propõe-se uma alteração no processo de etiqueta pela tecnologia Data
Matrix. Como resultado, verificou-se que esta tecnologia possibilitou melhorar fortemente a rastreabilidade do processo produtivo e mostrou-se muito superior em termos de produtividade, qualidade, tempo de marcação e custos se comparado ao de etiquetas. Palavras-chave: Rastreabilidade; Indústria automotiva; Data Matrix.
TREACEABILITY AND TECHNOLOGIC INNOVATION IN PRODUCTIVE
CHAIN IN THE MANUFACTURING AUTOMOBILE INDUSTRY
Abstract
The automotive industry has a prominence paper in the global market, where the competition in the sector is growing and it is characterized by shorter life cycles products. In this scenery, the use of the innovation technology

Relacionados