rassdfs

7644 palavras 31 páginas
LAJES

Trabalho apresentado por Reginaldo Izidro da Silva e Daniel Moreira de Oliveira como exigência do curso de Edificações Escola Técnica Elétrica sob a orientação do professor Fred.

1INTRODUÇÃO
1.1Definição

Apresenta-se, neste trabalho, estudo dos problemas encontrados em lajes e possíveis soluções aos mesmos, apresentando também o procedimento para o projeto de lajes retangulares maciças de concreto armado, apoiadas sobre vigas ou paredes. Nos edifícios usuais, as lajes maciças têm grande contribuição no consumo de concreto: aproximadamente 50% do total.
A norma (item 14.4.2.1) define placas como sendo elementos de superfície plana sujeitos principalmente a ações normais a seu plano. As placas de concreto são usualmente denominadas lajes e a norma estipula que lajes com espessura maior que 1/3 do vão devem ser estudadas como placas espessas. As prescrições sobre as lajes estão contidas nos itens 13.2.4, 13.2.5.2, 13.3, 14.7, 19 e 20 da NBR-6118/2003.
Segundo a ABNT NBR 6118:2003, item 14.4.2.1 placas são elementos de superfície plana sujeitos principalmente a ações normais a seu plano. As placas de concreto armado ou protendido são usualmente denominadas lajes.
Entende-se por definição projetual de uma laje a concepção do espaço, este definido por um plano de apoio – a laje – sobre o qual iremos construir e elaborar este espaço.
As lajes são normalmente construídas para suportar as ações verticais – permanentes e variáveis – atuantes nos pavimentos (pisos e coberturas das edificações). São submetidas essencialmente a esforços solicitantes de flexão, momentos fletores e forças cortantes.
As lajes podem ser entendidas também como elementos de vedação do subsistema vertical, de subdivisões da parte da vedação horizontal, onde a subdivisão do espaço interior gerado pelas vedações verticais são as lajes. Estas são as superfícies de segurança onde podem ser feitas as atividades, e as principais funções são sustentar pessoas e coisas, onde é

Relacionados