Rasaceae

437 palavras 2 páginas
As Rosaceae compreende aproximadamente 3.400 espécies. É encontrado em todo o mundo (em terra), exceto no ártico, mas tem a sua maior diversidade nas regiões temperadas do norte. Inclui géneros economicamente importantes, como Malus (maçã), Pyrus (pêra), Prunus (ameixas, cerejas, amêndoas, damascos), Rubus (framboesas, amoras), e Fragaria (morangos). Várias espécies nativas também produzem frutos que os humanos acham comestíveis e saborosos, muitos mais são apreciados por pássaros e outros animais. A família também é importante como fonte de árvores ornamentais, arbustos e plantas herbáceas, p. ex. Potentilla, Prunus, Geum, Alchemilla, Sorbus, Spiraea, e, claro, Rosa.

Vegetativamente , os membros da Rosaceae incluem ervas anuais e perenes, bem como arbustos e árvores.

As folhas são geralmente alternas e sem estípulas, mas algumas espécies têm folhas opostas e outras não têm estípulas. As folhas podem ser simples ou compostos, mas geralmente têm margens dentadas ou serrilhadas. A pubescência, se presente, é simples.

As flores das Rosaceae são marcadas pela presença de um hipanto. Isso é mais fácil de ver e entender em flores grandes, como as de Malus (género da macieira), mas ocorre em todos os membros da família. As outras características marcantes na família são as suas flores radialmente simétricas (actinomórficas ou com simetria radial), com 5 pétalas separadas, estames muitos (ou seja, mais do que o dobro do que as pétalas), e a presença de estípulas. Esta combinação de caracteres irá permitir-lhe reconhecer todos os membros da família.

As Rosaceae está subdividida em 4 sub-famílias: Rosoideae, Prunoideae, Maloideae e Spiraeoideae.

Subfamília Prunoideae: Flores com gineceu súpero, com um pistilo simples que tem um ovário com um óvulo. O fruto é uma drupa. Exemplos: ameixeiras, damasqueiros, amendoeiras, cerejeiras, etc.

Subfamília Maloideae: Flores com ovário ínfero num pistilo multicarpelar com 2-5 carpelos.O fruto é um pomo, compreendendo o

Relacionados

  • pais brilhante
    1833 palavras | 8 páginas