Rarter

4630 palavras 19 páginas
ESTUDO DE LANÇAMENTO DE NAVIOS EM

CARREIRA LONGITUDINAL

LANÇAMENTO

1. GENERALIDADES
O lançamento de um navio consiste essencialmente em transferi-lo da terra firme para a água, através do escorregamento num plano inclinado sob a acção do seu próprio peso.
Tecnicamente trata-se dum problema de natureza puramente dinâmica e a sua correcta solução apresenta notáveis dificuldades. No entanto as fases mais importantes e perigosas do lançamento podem ser estudadas apenas sob o ponto de vista estático, o que vem introduzir urna grande simplificação nos cálculos a realizar.
Resolver o problema estaticamente consiste em considerar o navio parado em diversos pontos do seu percurso, estudando o efeito das forças que agem sobre ele nessas diversas situações.

1. Processos de lançamento
Fundamentalmente existem dois processos de lançamento: de popa e lateral.
O lançamento lateral é normalmente usado quando o espelho líquido disponível é muito limitado, como por exemplo no caso de navios construídos e lançados nas margens de rios estreitos; o seu cálculo só pode ser efectuado dinamicamente, apresentando consequentemente notáveis dificuldades. Este facto traduz-se na prática por uma menor segurança neste tipo de lançamentos, motivo porque têm sido raros os navios grandes lançados por este processo. Apresenta porém a vantagem de provocar menores esforços sobre o casco, relativamente ao lançamento de popa. No que se segue será apenas considerado o lançamento de popa.

1.1 Elementos necessários para o cálculo de lançamento
Para efectuar este cálculo é necessário conhecer certas características do navio a lançar, ter à disposição desenhos e outros elementos do projecto e também conhecer as características da carreira de construção. Essas características e elementos são os seguintes: 1.1.1 Navio
a)
b)
c)
d)
e)

Comprimento total
Comprimento entre perpendiculares
Boca máxima no convés
Deslocamento (na altura do lançamento)
Posição do

Relacionados