rararawe

2011 palavras 9 páginas
1- Introdução:

O sistema de gestão ambiental (SGA) pode ser definido como um conjunto de procedimentos para gerir ou administrar uma organização, de forma a obter o melhor relacionamento com meio ambiente (NASCIMENTO, 2008). Objetivou-se com esse estudo mostrar a importância da implementação de um sistema de gestão ambiental dentro da empresa, avaliar a concessionária de acordo com os princípios da norma ISO 14001 e propor ajustes no sistema que foi implantado na empresa, visando à minimização dos danos causados ao meio biótico, abiótico e antrópico e enfatizando os benefícios relacionados à empresa e ao meio ambiente.

2- A questão ambiental na empresa: Com a gestão ambiental ganhando importância, as empresas constataram que demonstrar qualidade ambiental é um item considerado importante por seus clientes, sendo hoje as pessoas mais informadas e motivadas pelo assunto.
De acordo com o Donaire (1999), hoje a sociedade tem preocupações ecológicas, de segurança, e proteção de defesa do consumidor, de defesas dos grupos minoritários, de qualidade dos produtos, isso tem pressionado as organizações em seus procedimentos administrativos e operacionais.

A preocupação de muitas organizações com o problema da poluição tem feito com que elas reavaliem o processo produtivo, buscando a obtenção de energias limpas e o reaproveitamento dos resíduos. Isso tem proporcionados vultosas economias, que não teriam sido obtidas se eles não tivessem focado esse problema.

Diante disso, muitas organizações passaram gradualmente a incluir na gestão de seus negócios a dimensão ecológica. Neste contexto, destaca-se segundo Donaire (1999), benefícios econômicos e estratégicos nos processos de gestão ambiental empresarial.

3- Benefícios econômicos:

* Consumo de água, energia e outros insumos.
* Reciclagem, venda e aproveitamento de resíduos e diminuição de efluentes.
* Redução de multas e penalidades por poluição

4- Incremento de receitas:

* Aumento da

Relacionados