RaquelAugustadeMoura

698 palavras 3 páginas
Disciplina: Didática I
Professor conteudista: Paulo Meireles Barguil
Coordenador da Disciplina: Prof. Nidia Barone
Aluno: Raquel Augusta de Moura

ROTEIRO DA ATIVIDADE DE PORTFOLIO DA AULA 1

Nesta aula, refletimos sobre a natureza, os desafios, as possibilidades e os limites do trabalho docente, bem como sobre algumas variáveis que o influenciam. A Didática, conforme vimos, ocupa um papel fundamental na prática docente, embora as concepções sobre ela sejam múltiplas. Objetivando aprofundar os estudos dessa aula, entreviste dois agentes pedagógicos: um docente e um discente. Indague ao docente:
1) O que é Didática?
Meio, método, maneira para melhor expor um aprendizado afim de transferi-lo a outro.
2) Qual é o papel da Didática no trabalho docente?
No trabalho do docente a didática tem sua importância por ser a maneira que o professor busca para estar mais próximo do seu aluno, para que conhecendo melhor possa haver uma verdadeira troca de experiência e desse modo a concretização do processo ensino-aprendizagem.
3) Para ter sucesso na sua carreira profissional, quais são as características pessoais que um professor deve ter? E quais ele não deve ter?
Como experiência aponto que um professor pode chegar ao sucesso sendo curioso, seguro de seu potencial (conhecedor) e extremamente paciente e o que não deve ser é irritado e preguiçoso.
4) Na prática docente, a capacidade técnica é suficiente ou necessita de outros elementos? Se sim......Sim o quê???a capacidade técnica é suficiente ou sim para: necessita de outros elementos???, quais? Por quê?
A pergunta não esta bem elaborada...

Bom, mas pensando que seja isso...
Em hipótese nenhuma a técnica é suficiente... Professor tem que ter vocação, tem que ter a síndrome do quero mais... mais de mim, mais do aluno, mais da escola, mais da família, mais da comunidade. 5) Quais são os desafios, possibilidades e limites da sua profissão?

Desafios... aceitação à constantes mudanças
Possibilidades... a proximidade

Relacionados