Raquel Fernanda Rua Frankonis

274 palavras 2 páginas
Raquel Fernanda Rua Frankonis – Design – Manha
Cartazes do século XIX e XX
Os Primeiros cartazes foram feitos a partir da técnica de xilogravura no século X pelos povos orientais.
O primeiro cartaz é de 1454, ainda não continha imagens, somente escrita feito por
Saint-Flour, porem com o uso da litografia a partir do século XIX foi que o cartaz passou a ter uma estrutura publicitaria.
Toulouse-Lautrec que é reconhecido por retratar cenas da vida noturna de Paris, e tem em sua obra centenas de cartazes para cabarés através da arte litográfica .
Sendo assim a difusão da litografia foi um marco importante na criação de cartazes, pois facilitava o uso do artista pois podiam trabalhar diretamente na pedra, não contando com as restrições do uso da tipografia.
Os cartazes são um ótimo meio de comunicação visual pois conseguem atingir todas as pessoas,comunicando, informando, muitas vezes protestando, muitas pessoas conseguem convencer outras de suas ideias e ideologias através dos cartazes.
Mas os cartazes não são somente utilizados em protestos e no meio publicitário, pois para ser feito um cartaz não importa o tamanho, a cor, o formato ,e podem ser utilizados para informar sobre determinado assunto, ilustra-lo e dar vida a ideia.
Um bom cartaz consiste principalmente de um bom titulo que transmita a ideia que se quer passar , e normalmente de uma imagem que chame a atenção para si, e que seja autoexplicativa .
Outros designers pioneiros na arte do cartaz além de Saint-Flour e Toulouse-Latrec foram os franceses Jules Chéret e Alphonse Murcha e os americanos J.H. Bufford e
Louis Prang que tiveram grande importância no desenvolvimento dos cartazes.

Relacionados

  • A casa modernista
    338 palavras | 2 páginas