Raquel.de C. A. Alves

317 palavras 2 páginas
psicologia existencial

João 80 anos
Um exemplo de Boa Vontade são meus netos virem todo domingo de manha na minha casa trazer almoço para mim e fazer companhia durante a tarde. compreenção :companhia vendo que isso é um ato de Boa Vontade.
Então João percebe que seus netos só querem o melhor para ele e que eles demonstram está presentes em sua vida,´pois mesmo eles estando ocupados tiram um tempo para que possa visita-lo, mesmo sendo só para trazer o almoço.

SINTENSE;

João mostra um exemplo de Boa Vontade para com ele de uma forma cono ele interpreta, Boa Vontade para João é agir afetuosamente com as pessoas queridas, dando para eles atenção e um pouco de tempo de sua vida sendo que tratando as pessoas dessa mmaneira sente se feliz.

Essência da Boa Vontade

Analisando os depoimentos colhidos, a BV implica em uma disponibilidade, que se manisfesta com a percepção de que uma pessoa necessita de sua ajuda para determinado objetivo que você mesmo sendo que se destaca alguns elementos:
*Disponibilidade
*Percepção de uma necessidade
*Espontaneidade
*Ajuda
*Visando beneficio efetivo
*Sentimento positivo em relação ao outro

A essência da Abordagem Centrada na Pessoa

Uma perspectiva de vida de modo geral, positiva. Ou seja, uma postura pratica de quem de fato acredita na vida e em seu valor.
Uma crença numa tendência formativa direcional, e aqui Wood, cita o próprio Rogers para dizer o que é essa tendência, no caso de pessoas que procuram ajuda psicológica: As pessoa tem dentro delas mesmo recursos para uma auto compreensão de suas atitudes e de seus comportamentos realizados.
Uma intenção de ser eficaz nos próprios objetos. Wood menciona que, no caso da terapia centrada no cliente, essa intenção é a ajudar outro ser humano a fazer mudanças construtivas na personalidade, que fica aberta uma possibilidade contendo outra intenção ou uma situação que falaria de ajuda em sentido metafórico.

Relacionados