random thingies

1972 palavras 8 páginas
ALGORITMO SIMPLEX: APLICAÇÕES EM GRAFOS
Mateus Rodrigues Pereira1, Pedro Paulo Reis Sousa1
1

Departamento de Informática – Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
São Luís - Maranhão – Brazil mateus.rp@gmail.com, pedriko10@hotmail.com

Abstract. This article shows the application of simplex algorithms on graphs.
For that, you must have basic knowledge of Linear Algebra, Inequalities, and
Linear Programming, however, much of the text does not require all these skills. After a base line study of each topic, we have an optimization of systems of linear equations in practical situations. Finally, we show some examples of application of the algorithm in graphs.
Resumo. Este artigo mostra a aplicação de algoritmos simplex em grafos.
Para isso, é necessário ter conhecimento básico de Álgebra Linear,
Desigualdades, e Programação Linear, porém, boa parte do texto não requere todos esses conhecimentos. Após um estudo básico de cada tema, mostra-se a otimização de sistemas de equações lineares, com situações práticas.
Finalmente, alguns exemplos de aplicação do algoritmo em grafos.

1. Programação Linear (PL)
Utilizada em problemas de otimização, a programação linear é uma área de pesquisa e programação matemática em que as variáveis se comportam de forma linear. Aqui, programação tem sentido de planejamento, não da programação de computadores. Por exemplo: você precisa fabricar o máximo de produtos possível, dado que cada produto precisa de unidades da matéria-prima A, unidades da matéria-prima B, com custando certo valor e custando outro valor. Porém, o dinheiro é limitado: logo, devemos produzir o máximo de produtos possível de modo a caber no orçamento.
Problemas simples podem ser resolvidos até manualmente de forma rápida; porém, em boa parte dos problemas torna-se indispensável o uso de um computador nos cálculos. Para isso, utilizamos algoritmos que otimizam os resultados. O Algoritmo
Simplex é um deles, e foi criado por George

Relacionados

  • literatura
    82544 palavras | 331 páginas