Ramos da Física

Páginas: 5 (1023 palavras) Publicado: 18 de fevereiro de 2015
Ramos da Física: Mecânica, Termologia, Movimento Ondulatório, Óptica, Eletricidade e Física Moderna
Uma das disciplinas mais fascinantes que compõem o universo escolar é com certeza a Física, pois nos permite explorar de uma forma mais intensa, os fenômenos que ocorrem a nossa volta e conosco. Trata-se de uma ciência com diversas ramificações que permite ao homem compreender de forma maiscompleta tudo o que o cerca.
Para quem se interessa pelo estudo da Física, vamos elaborar uma lista de ramos dessa disciplina. Conheça em detalhes o que é a Física e quais são as suas ramificações bem como o que cada uma delas estuda.
O Que é Física?
.
Podemos definir a Física como a ciência que estuda os aspectos mais gerais da natureza. O termo Física vem do grego φύσις (physiké) e quer dizernatureza. Uma ciência que tem como principais objetivos entender e descrever os fenômenos da natureza.
Como a Física está sempre evoluindo e não possui delimitações fica até mesmo difícil definir qual é o seu campo de atuação. Quando paramos para observar o nosso entorno, descobrimos que os fenômenos da natureza nos cercam no dia a dia e a Física nos ajuda a compreender como e por que elesacontecem.
Pelo fato de estudar os mais diferentes fenômenos, a Física se tornou uma ciência bastante ampla e assim precisou ser dividida em ramos diferenciados. Os próprios cientistas que estudavam Física optaram pela divisão da ciência em ramos, para facilitar o estudo e também a transmissão dos conhecimentos.
Basicamente, a Física é dividida em 6 ramos que são Mecânica, Termologia, MovimentoOndulatório, Óptica, Eletricidade e Física Moderna.
Os Ramos da Física
Mecânica

Mecânica
Esse é o ramo da Física que estuda os fenômenos que são decorrentes dos movimentos dos corpos. Trata-se do estudo dos fenômenos mecânicos, ou seja, aqueles que se relacionam com a queda dos corpos, colisão de automóveis, movimentos dos planetas, dentre outros exemplos.
Uma definição básica desse ramo da Física éaquela que diz que a Mecânica estuda os corpos em movimentos e também em repouso. Esse é o ramo mais antigo dessa ciência, pois desde a Antiguidade, o homem busca explicações para os movimentos dos corpos.
Grandes estudiosos como Aristóteles, Galileu e Ptolomeu já estudavam esses movimentos e devido a eles, foram estabelecidas algumas das principais leis da Mecânica que conhecemos atualmente.Esse ramo da física estuda Movimentos:
Movimento uniforme e uniformemente variado;
Movimento circular;
Lançamento vertical e oblíquo.
Esses são os principais tipos de movimentos estudados pela Mecânica.
Termologia

Termologia
A Termologia é o ramo da Física que estuda o calor e os efeitos que ele tem sobre a matéria. O seu nome (termo = calor, logia = estudo) significa exatamente estudo docalor. Também é um ramo da Física que existe desde a Antiguidade e os seus conhecimentos atuais são o resultado de muito estudo acumulado.
O século XIX foi o grande século da Termologia, pois foi nele que nomes como Joule, Carnot e Kelvin, realizaram inúmeras descobertas relevantes e estabeleceram alguns dos principais conceitos dessa disciplina.
Os três conceitos básicos da Termologia são Calor,Temperatura e Equilíbrio Térmico.
Calor – Uma energia que está em trânsito, indo do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura.
Temperatura – As partículas que fazem parte da constituição do corpo e que estão em constante movimento.
Equilíbrio Térmico – O momento em que dois corpos que, inicialmente estavam com temperaturas diferentes e que são colocados próximos, atingem amesma temperatura.
Movimento Ondulatório
O ramo que estuda os movimentos ondulatórios tem como principais objetivos promover o estudo das propriedades, formas e meios de propagação das ondas. Como o som é um tipo de onda é estudado dentro desse ramo.
As ondas estão presentes em quase todos os estudos da Física e você pode descobrir uma potencial diferença entre as ondas mecânicas e os pulsos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ramos da Física
  • Os ramos da fisica
  • RAMOS
  • Ramos
  • RAMOS
  • Ramos
  • ramo
  • ramos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!