RamalEsgoto sanitário

617 palavras 3 páginas
DIMENSIONAMENTO DOS RAMAIS DE ESGOTO

Quando dois ou mais ramais de descarga se encontram, formando uma única tubulação, essa tubulação passa a se chamar ramal de esgoto. Nos banheiros, por exemplo, os ramais de descarga (exceto o do vaso sanitário) podem ser conectados a uma caixa sifonada, de cuja saída deriva o ramal de esgoto.
Neste projeto os ramais de descarga do lavatório e do chuveiro estão conectados a uma caixa sifonada, e a partir daí segue o ramal de esgoto. Para determinarmos os diâmetros dos ramais de esgoto do banheiro, da cozinha, da área de serviço e a caixa sifonada ideal para o banheiro, podemos utilizar a tabela 1:

Tabela 1 - Diâmetros mínimos dos ramais de esgoto

Como o banheiro possui 1 lavatório e 1 chuveiro . Verificando a tabela acima, estes aparelhos se encaixam no item "com 2 aparelhos sem banheira". Logo, o diâmetro do ramal de esgoto do banheiro será DN 40. Assim, a caixa sifonada deverá possuir também uma saída de DN 50, garantindo assim o adequado escoamento do esgoto.
Na cozinha tem-se 1 pia com 1 cuba. Olhando este item na tabela, o diâmetro do ramal de esgoto será DN 50. Sabemos que o ramal que sai da pia da cozinha não é despejado em uma caixa sifonada, pois segundo a norma NBR 8160, este ramal deve ser conectado a uma caixa de gordura.
Para estes casos a TIGRE oferece a Caixa de Gordura, fabricada de polietileno, com entrada DN 50 e saída DN 100, conforme a NBR 8160.
Na lavanderia tem-se 1 tanque de 2 cubas e 1 máquina de lavar roupas. Na tabela1 , identifica-se que estes aparelhos correspondem ao item "com máquina de lavar roupas e tanque". Ou seja, o diâmetro será DN 75, com uma caixa sifonada de saída DN 75.

DIMENSIONAMENTO DA TUBULAÇÃO DE VENTILAÇÃO

A ventilação em uma instalação de esgoto é extremamente importante, uma vez que impede o rompimento dos fechos hídricos dos desconectores, além de impedir a saída dos gases do esgoto para a atmosfera. Por se tratar de uma residência, não será necessária

Relacionados