Raltório quimica organica

1218 palavras 5 páginas
1. INTRODUÇÃO
O estudo da química está diretamente relacionado com a matéria, que se mostra em qualquer lugar, espaço ou condição. A matéria existe fundamentalmente em três famosos estados físicos que são Inter conversíveis: Sólido, liquido e gasoso. Esses três estados possuem características impares e concretizam a matéria. Outro conceito bastante utilizado no estudo da química é o de “Mistura”

Atualmente, a maioria dos materiais que cercam a sociedade são misturas de componentes químicos. Quando a mistura de dois ou mais elementos químicos geram um resultado uniforme e invariável de uma única fase se denomina de MISTURA HOMOGÊNEA. Adversamente, o tipo de mistura em que essa homogeneidade não ocorre se denomina de MISTURA HETEROGENEA. As misturas homogêneas são classificadas como SOLUÇÕES.
Quando se prepara uma solução, dissolve-se o soluto em um dado solvente. As moléculas ou os íons do soluto separam-se, permanecendo dispersos no solvente.
Substâncias diferentes dissolvem-se em quantidades diferentes, em uma mesma quantidade de solvente na mesma temperatura.
O mais importante dos solventes polares é a água, considerada solvente universal. Um dos solventes orgânicos mais utilizados é o etanol. Embora seja considerado um solvente polar, sua estrutura apresenta uma parte polar (-OH) e outra apolar (CH). Devido a essa característica, o etanol se dissolve tanto em água (solvente polar) como em gasolina (solvente apolar).
Tabela 1
Álcool
Solubilidade em água (g/100 g de H2O a 25 ºC)
H3C- OH
Infinita
H3C- CH2- OH
Infinita
H3C- CH2- CH2- CH2- CH2- OH
2,4
H3C- CH2- CH2- CH2- CH2- CH2- OH
0,6

À medida que aumenta a cadeia carbônica do álcool, sua solubilidade em água diminui. (Tabela 1). Como consequência, ocorre um aumento na solubilidade em solventes apolares (gasolina, óleos etc).
Em um laboratório de química experimental, rotineiramente deparamo-nos com reações químicas, métodos de análises, purificações de compostos orgânicos,

Relacionados