ralatorio bico de bunsen

838 palavras 4 páginas
LABORATORIO DE QUÍMICA
RELATÓRIO

INTRODUÇÃO
O teste de chama baseia-se no fato de que quando certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico, alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, emite uma quantidade de energia radiante, igual àquela absorvida, cujo comprimento de onda é característico do elemento e da mudança do nível eletrônico de energia. Assim, a luz de um comprimento de onda particular ou cor, é utilizada para identificar o referido elemento.
A temperatura da chama do bico de Bunsen é suficiente para excitar uma quantidade de elétrons de certos elementos que emitem luz ao retornar ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser detectados com considerável certeza e sensibilidade através da observação visual da chama. Tal procedimento é denominado de teste da chama.

MATERIAIS E REAGENTES
Béquer:
Bico de Bunsen:
Fio de platina:
Soluções:
Cloreto de sódio:
O cloreto de sódio, popularmente conhecido como sal ou sal de cozinha, é uma substância largamente utilizada, formada na proporção de um átomo de cloro para cada átomo de sódio. A sua fórmula química é NaCl.
Fórmula: NaCl
Densidade: 2,16 g/cm³
Ponto de fusão: 801 °C
Massa molar: 58,44 g/mol
IUPAC: Sodium chloride
Solúvel em: Propriedades físicas e químicas da água, Metanol, Ácido metanoico, Glicerol, Propilenoglicol, Formamida, Amoníaco

Cloreto de potássio
O cloreto de potássio é um sal metálico e de haleto formado pelo cloreto e o potássio. O uso do cloreto de potássio é amplamente difundido no meio médico, como repositor desse eletrólito no organismo.
Fórmula: KCl
Massa molar: 74,5513 g/mol
Densidade: 1,98 g/cm³
Ponto de fusão: 770 °C
Ponto de ebulição: 1.420 °C
Solúvel em: Propriedades físicas e químicas da água

Sulfato

Relacionados

  • Separaçao de MIsturas
    389 palavras | 2 páginas
  • Relatório Microbiologia- exemplo
    1343 palavras | 6 páginas