Raios

Páginas: 5 (1092 palavras) Publicado: 15 de junho de 2013
Secretaria Estadual de Educação,
8ª Coordenadoria Regional de Educação
Escola Estadual de Ensino Médio São Vicente






Raios, Relâmpagos,Trovoes e Fotocopiadora











São Vicente do Sul
2012
Dados de identificação


Nome:
Escola:
Professor(a):
Diretor(a):
Turma: 301














Raios
Esta é uma das mais violentas manifestações danatureza. Em uma poucos segundos, pode produzir uma carga de energia muito alta. Para que um raio possa ocorrer é necessário que existam cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre nuvens e o solo, quando isso ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica. 
Os raios podem ser classificados de acordo com sua origem, assim, eles podem ser: Da nuvem para osolo; Do solo para a nuvem e Entre nuvens.
Um raio dura em média meio segundo. Nesse intervalo de tempo vários fenômenos ocorrem entre eles os fenômenos físicos e climáticos. De acordo com a variação do clima os raios podem ser mais ou menos intensos. A formação de um raio ocorre de forma rápida e violenta. Essa formação se dá a partir da grande diferença de potencial entre as cargas, positivas enegativas, e quando o campo elétrico de uma nuvem supera o limite de capacidade dielétrica do ar atmosférico, que Normalmente varia entre 10000 volts/cm e 30000 volts/cm, dependendo das condições locais. O ar que está entre as cargas, ao se ionizar, torna-se condutor, permitindo assim que ocorra uma forte descarga elétrica. Devido a essa forte ionização do ar que está entre as cargas elétricas emmovimento é que ocorrem os chamados relâmpagos, que é a parte visual de um raio. A parte sonora ocorre em virtude do aquecimento brusco e da rápida expansão do ar, produzindo assim uma forte pressão que se manifesta através do trovão, parte sonora. Sendo assim, relâmpago e trovão são conceitos diferentes, mas que tem origem no mesmo fenômeno, o raio. 
As consequências das descargas elétricas deum raio podem ser desastrosas, em razão da grande quantidade de energia que é liberada durante a descarga. Foram criados vários dispositivos que protegem contra os raios, porém o mais conhecido deles é o para-raios.
Outras medidas preventivas podem ser tomadas no intuito de manter-se seguro contra raios. Medidas como: Evitar condutores, tais como: antenas, água, materiais elétricos,etc. Durante uma tempestade evitar lugares abertos, não ficar sob árvores, elevações, etc. 
Não tomar banho, pois no caso de uma descarga de alto potencial a água pode conduzir energia elétrica.


Relâmpagos
O relâmpago é a luz emitida pela descarga elétrica (raio) entre duas nuvens, ou entre uma nuvem e o solo ou outro receptor da descarga (um para-raios, por exemplo).
Os relâmpagos sãoproduzidos durante tempestades com nuvens eletricamente carregadas, quando o campo elétrico se torna tão forte e intenso ao ponto de forçar uma descarga elétrica entre a nuvem e o solo.
Não existe um consenso entre os cientistas sobre como as nuvens ficariam carregadas ocasionando os raios. Porém, uma explicação bastante aceita é a de que as partículas de vapor de água ao subir pela atmosfera vãose chocando com pequenos cristais de gelo, ou gotas que estão caindo e que compõem as nuvens. Esse choque faria com que alguns elétrons fossem arrancados dessas partículas deixando-as com carga positiva. Os elétrons arrancados tenderiam a se acumular na parte inferior da nuvem, enquanto que as partículas positivamente carregadas se acumulam na parte superior da nuvem.
Essa separação de cargascria um campo elétrico na nuvem com uma intensidade de milhares de volts por centímetro. A intensidade do campo elétrico da nuvem é tão grande que a carga positiva da nuvem repele a carga positiva do solo próximo deixando-o positivamente carregado.
Devido ao campo elétrico, o ar em torno começa ficar ionizado. Os elétrons ou íons positivos começam a ficar mais afastados do que antes ganhando mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Para raios
  • Para raio
  • PARA RAIOS
  • Raio
  • Para raios
  • Para-raio
  • raios
  • Para-raios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!