Raios laser

Páginas: 4 (952 palavras) Publicado: 28 de janeiro de 2013
Aplicação dos Raios Laser no Dia-a-Dia

Até há pouco tempo os lasers eram considerados objetos exóticos, usados apenas em laboratórios de pesquisa, projetos militares, grandes indústrias e filmestipo Guerra nas Estrelas. Hoje, toda família de classe média tem pelo menos um laser em casa: aquele que está no aparelho de tocar CDs ("compact disk").
Reprodutores de CD

Os aparelhos de tocar CDe os leitores de CD-ROM usam lasers de diodo semicondutor para ler um sinal digital gravado previamente sobre um disco de metal com plástico. A luz do laser é focalizada sobre uma trilha circularcontendo furinhos enfileirados (os "pits"). Quando incide sobre o espaço entre dois furinhos, o feixe de luz é refletido pela superfície polida e incide sobre um detetor de fotodiodo. Quando incide sobreum furinho, a luz se espalha e não atinge o detetor. Desse modo, enquanto o disco gira, o detetor capta uma sucessão de sinais (luz e não-luz, ou 1 e 0) que são os "bits" de informação. Esse sinaldigital é transformado, no caso do CD de música, em um sinal sonoro (analógico), amplificado e reproduzido nos alto-falantes.

Raios Laser

O laser usado nesses aparelhos é feito do semicondutorAlGaAs (Arsenieto de Gálio e Alumínio) e gera uma luz na faixa do infravermelho (logo, invisível), com comprimento de onda de 785 milimícrons, isto é, 785 milésimos de mícron, ou 785 x 10-9 do metro. Comesse tipo de luz a distância entre os "pits" pode ser da ordem de 1 mícron. Isso possibilita armazenar cerca de 75 minutos de música em um CD, ou 640 megabytes de dados em um CDROM.

O preço médiode um laser de diodo semicondutor está em torno de 30 reais e seu tamanho é de uns 5 milímetros.

Para aumentar a capacidade dos CDs a indústria desenvolveu novos lasers de diodo que emitem luz nafaixa do vermelho (visível) com comprimento de onda de 650 milimícrons. Usando esses lasers e inovações da microeletrônica, surgiram os DVDs ("digital versatile disk"). Com a luz de menor comprimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Raio laser
  • raio laser
  • Raio laser
  • Raio laser
  • Raio Laser
  • Raio laser
  • Raio Laser
  • Raio Laser

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!