Raios cósmicos

Páginas: 6 (1413 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2011
RAIOS CÓSMICOS
Introdução
 
 
Definição
 
Raios Cósmicos são radiações naturais cujo poder de penetração é muito superior ao de qualquer outra radiação conhecida. Seu estudo é de grande interesse por duas razões:
 
Como os Raios Cósmicos são fundamentalmente constituídos por partículas e quanta, dotados de energia muito elevadas, provocam processos que não se conheceriam de outro modo eque conduzem à descoberta de outras partículas.
 
Os Raios Cósmicos proporcionam informações sobre processos ocorridos no Cosmos e que são somente acessíveis à especulação.
 
 
Resumo histórico do descobrimento dos Raios Cósmicos
 
Os raios X foram descobertos em 1895 por Wilhelm Konrad Roentgen cujo estudo fora de grande importância devido seu elevado poder de penetração. Destarte conduziuem poucos meses o francês Henri Becquerel a descobrir a radioatividade proveniente do urânio, e logo em seguida em 1897, Rutherford mostrou que essa radiação era constituída de raios alfa "moles" e beta "duros".
Marie Curie e Pierre Curie em 1898 fizeram detalhados estudos sobre o urânio e o rádio e seus respectivos poderes de penetração.
Mas foi em 1902 que Rutherford e Soddy separaram os raiosem três grupos: (, (, e ( - ( e ( formados por partículas eletricamente carregadas - ( sendo raios semelhantes à luz, eletricamente neutros.
Foi verificado também que os raios ( (elétrons) eram cem vezes mais penetrantes que os raios alfa (núcleos de He), e que os raios gama eram cem vezes mais penetrantes que os raios beta. Os raios gama chegavam a atravessar espessuras de até 5cm de chumbo.Em 1903 foi verificado que esses materiais radioativos eram encontrados em pequenas quantidades em todas as classes de rochas e solos.
Até 1910 não havia nenhum indício de que existisse raios que possuíssem maior poder de penetração do que os raios gama do rádio.
Um fenômeno bastante curioso na época era de que um eletroscópio carregado, mesmo que bem isolado com espessas placas de chumbo, sedescarregava gradualmente. A primeira interpretação para explicar esse fenômeno foi atribuída a raios que eram emanados da crosta terrestre.
Em 1906, Richardson sugeriu que os efeitos da descarga eletroscópica deveriam estar relacionados com o Sol. Após a verificação mais cautelosa notou-se que os efeitos eram igualmente intensos tanto de dia como a noite, descartando assim essa idéia.
Em 1909,Kürz resumiu todas as investigações que haviam aparecidas neste campo até então citando três possíveis origens do efeito de descarga eletroscópica: os raios eram provenientes da (1) crosta terrestre, (2) da atmosfera ou (3) de regiões mais além da atmosfera.
As duas últimas hipóteses foram logo descartadas, pois se sugeria que os raios proviam de substâncias radioativas da Terra. A explicação dadaera que bastava apenas 1 km de atmosfera para absorver todas as radiações.
Foi em 1910 que o suíço Gockel lançou um eletroscópio em um balão que alcançou 4500m de altitude e notou que o eletroscópio se descarregava mais rapidamente do que no solo terrestre. Fato "novo e importante", que o levou a concluir que os raios não se originavam na crosta terrestre, mas que, ou eram originados nas regiõesmais remotas da atmosfera ou em regiões mais além da atmosfera.
O ponto mais importantes das experiências de Gockel é que o eletroscópio não se descarregava totalmente mesmo a alturas superiores a 1000m como era de se esperar na época, segundo já se havia demonstrado teoricamente antes de 1910, se tivesse a Terra como fonte dos fenômenos observados. Em vez disso havia um ligeiro aumento da cargaresidual com a altura, derrubando assim a hipótese sustentada até o momento, e elegendo como possíveis fontes da radiação as hipóteses (2) e (3) descartadas por Kürz.
Em 1911, Hess repetiu as experiências de Gockel estendendo a altura para 5200m. Dando um caráter mais quantitativo, manifestou-se a favor da hipótese de número (3), não descartando ainda a hipótese (2).
Em 1913 e 1914, Kohlhörster...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelos Atômicos, Raios Cósmicos e Partículas Elementares
  • buracos cósmicos
  • Espaço Cosmico
  • Raio
  • Raios
  • Para raios
  • Para raio
  • PARA RAIOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!